Concurso de desenho e redação marca início da campanha contra o trabalho infantil

Geral
São Lourenço do Oeste | 12/06/2017 | 11:06

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado anualmente em 12 de junho, tendo por objetivo principal alertar a comunidade e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo.

Em São Lourenço do Oeste, o governo municipal, através da Secretaria de Assistência Social, lançou na manhã desta segunda-feira (12) uma campanha contra o trabalho infantil, que terá uma série de atividades nos próximos dias. Estão envolvidos também as Secretarias de Saúde e Educação e o Conselho Tutelar. A secretária de Assistência Social, Adriane de Jesus, participou do evento.

A campanha começa com o lançamento de um concurso de desenho e redação tendo como tema “Trabalho Infantil você não vê, mas existe”. A educadora social e coordenadora das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho infantil (Aepeti) em São Lourenço do Oeste, Saiara de Oliveira, explicou que esta foi uma forma que a comissão encontrou de envolver os alunos para um problema que é de todos. “Assim eles podem ajudar direta ou indiretamente para acabar com o trabalho infantil”, frisou.

Rocheler dos Santos, diretora geral de Educação, passou aos professores e diretores presentes na manhã desta segunda o regulamento do concurso. Reforçou que o objetivo desta atividade é envolver crianças e adolescentes para uma reflexão aprofundada na atual situação.

No concurso de desenho podem participar alunos do 1º ao 5º ano e no de redação participam alunos do 6º ao 9º ano. Todos os alunos participam da primeira etapa, mas posteriormente caberá a cada escola selecionar um desenho e uma redação para participar do concurso municipal. Os três melhores desenhos e redações serão premiados, bem como o professor. A solenidade de premiação será realizada no fim do mês de julho.

Sobre o Peti

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) teve início em 1996, através do governo federal, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para combater o trabalho escravo infantil. Através disso, nasceram as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho infantil (Aepeti), de nível municipal.

Outras atividades

A comissão do Aepeti organizou outras ações, que serão realizadas a partir da próxima semana. São palestras voltadas aos profissionais do governo municipal, entrega de material informativo nas escolas e ainda o Dia do Brincar, este que será o encerramento das atividades.