Covid-19: Novo protocolo sanitário define regras para retorno de esporte recreativo em SC

Esporte
Santa Catarina | 03/09/2020 | 18:37

Informações e foto: Governo do Estado

Após reuniões entre o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e representantes dos campos de futebol society, um novo protocolo sanitário foi criado para possibilitar a volta do futebol recreativo – desde que obedecendo a certos regramentos. A portaria 664 será publicada nesta quinta-feira (3), no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina.

O documento impõe regras sanitárias e define critérios para a retomada segura. As regiões em estado gravíssimo não estão autorizadas a retornar às atividades. Neste caso, os jogos ficam proibidos pelo período de tempo determinado.

Dentre as exigências, até o fim da pandemia, os atletas terão que ter idade igual ou superior a 16 anos. O retorno das atividades ainda se dará de forma gradual e monitorada, considerando-se sempre a Avaliação do Risco Potencial de cada região.

Regiões risco grave: os jogos somente podem ocorrer em dias alternados
Regiões risco alto: os jogos estão liberados em todos os dias da semana.

Nos dias das partidas, estipulou-se que somente as pessoas diretamente envolvidas no esporte podem acessar ao local e suas dependências e em número reduzido ao mínimo necessário para sua execução.

É importante que todos os participantes e presentes no local usem máscaras, retirando apenas quando estiver efetivamente jogando. Os árbitros devem fazer uso de máscaras e face shields durante os jogos: assim, eles devem utilizar apitos eletrônicos.

Todas as informações estão disponíveis na portaria, que pode ser acessada no site do Governo do Estado - https://www.sc.gov.br/