Curso de formação da Acanor começa nesta quarta-feira

Política
São Lourenço do Oeste | 03/06/2014 | 11:28

Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Arquivo/Minutta

Esta será a primeira capacitação do ano em parceria entre Associação de Câmaras Municipais de Santa Catarina (Acanor) e Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Nesta quarta-feira (04), estarão presentes na sede da Acanor, anexa a Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, vereadores e servidores associados, mas o curso é aberto à comunidade.

Conforme explica o secretário executivo da Acanor, Éderson Hermann, o curso de formação só não foi realizado antes devido à incompatibilidade no calendário da Escola do Legislativo. O curso começa às 9h desta quarta-feira com a palestra sobre processo legislativo. À tarde, após intervalo para almoço, os participantes discutem controle e fiscalização. Ambas as atividades serão ministradas pelo advogado e técnico legislativo Armando Luciano Carvalho Agostini, que é servidor da Consultoria Legislativa de Santa Catarina.

Para o presidente da Acanor, Odirlei Carlos Bergamaschi, estas capacitações sempre ampliam o conhecimento dos vereadores e servidores, principalmente daqueles que iniciaram seu mandato em 2013. Ele salienta que os temas que serão debatidos nesta quarta-feira foram sugestões dos associados, principalmente na parte de fiscalização como, por exemplo, licitações.

Vereadores mirins

O Programa Parlamento jovem já atende quatro Câmaras Mirins da Acanor (São Domingos, São Lourenço do Oeste, Jupiá e Galvão) e por isso a Escola do Legislativo também preparou um curso voltado aos jovens legisladores. Na quinta-feira (05), os vereadores mirins da Acanor participam de uma atividade voltada a práticas de cidadania. O secretário da Acanor diz que eles terão orientações sobre a atuação parlamentar e o envolvimento com a sociedade.