Defesa Civil calcula prejuízo superior a R$ 4 milhões com chuva de granizo

Geral
Campo Erê | 08/09/2015 | 15:47

Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Rádio Atalaia

O trabalho desta terça-feira (8) é de orientação e levantamento dos estragos causados pela chuva de granizo, que caiu na noite de segunda-feira (7), por volta das 19h30. Foram cerca de dez minutos apenas, mas valeu para que mais de mil edificações fossem atingidas.

De acordo com Gilberto do Amaral, diretor de Defesa Civil e Cidadania de Campo Erê, somente na quarta (9) é que a administração municipal se reunirá para avaliar os estragos e possivelmente decretar situação de emergência. As aulas foram suspensas nesta terça. O diretor conta que três comunidades do interior também foram atingidas, mas foram poucos os estragos registrados. O centro urbano é que realmente precisou de mais atenção.

Defesa civil municipal, bombeiros, polícias e moradores se uniram na noite de segunda para evitar maiores danos. O trabalho seguiu até às 22h30, aproximadamente, com a entrega de lonas para salvar móveis e outros objetos. “Nossa orientação foi a de que não subissem nos telhados para fazer reparos”, diz Gilberto explicando que a segurança dos atingidos teve atenção especial.

A defesa civil já calcula que os prejuízos passam dos R$ 4 milhões. O coordenador regional de Defesa Civil, Luciano Peri, esteve em Campo Erê pela manhã acompanhando os levantamentos.

Bombeiros

O sargento Dílson Gilmar Stamm, do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, diz que apenas danos materiais foram registrados, não houve feridos. Ele conta que a distribuição de lonas continua e a orientação é a de que os moradores evitem fazer reparos nos telhados, por segurança. Outras guarnições de bombeiros da região ofereceram ajuda, mas Stamm disse que não foi necessário.