Dentro da realidade, Chapecoense planeja Campeonato Brasileiro de 2014

Esporte
Chapecó | 16/12/2013 | 10:37

Autor: Marcelo Coan
Foto: Aguante Comunicação

Recentemente, depois da conquista da Série B do Brasileirão e o acesso a elite do futebol nacional, a Associação Chapecoense iniciou algumas transformações, já pensando no ano de 2014. A primeira delas – que é em parceria com o poder público do município – foi a ampliação das arquibancadas do estádio Índio Condá.

Tendo em vista as reformas e ampliações do estádio em Chapecó, o presidente da Chapecoense, Sandro Palaoro, disse que alguns representantes da comissão técnica estiveram recentemente em Pato Branco analisando a estrutura para uma eventual pré-temporada na cidade. O presidente contou que nesta semana será definido se a pré-temporada acontecerá na cidade pato-branquense ou em São Carlos, que também é próximo de Chapecó.

Palaoro aproveitou para falar sobre o campeonato estadual. Ele disse que devido ao novo formato será uma competição rápida aonde a equipe buscará fazer uma boa campanha e já se preparar para o Brasileirão.

A previsão é que para o estadual a equipe se apresente com um plantel de aproximadamente 25 atletas. Já para o nacional, a ideia é escalar em torno de 32 a 33 profissionais. “O campeonato estadual irá servir de laboratório para a gente entrar bem na Série A do Brasileirão. Estamos entre as 20 equipes melhores do Brasil e a gente sabe a dificuldade que vai ser, principalmente pelo aporte financeiro”, disse ele e revelou que o orçamento irá girar em torno de R$ 20 milhões da televisão enquanto que outros clubes recebem até R$ 120 milhões.

O presidente do clube afirmou que neste ano a equipe da Chapecoense conseguiu provar que sem pagar salários astronômicos, para os atletas e para a comissão técnica, é possível fazer o trabalho. “Vamos tentar surpreender mais uma vez no Campeonato Brasileiro e permanecer entre os 20 melhores clubes do Brasil”, falou ele ao lembrar que quando entrou na equipe, há quatro anos, o clube estava fora de série.

Ampliação do estádio

Como se trata de uma estrutura municipal, Palaoro falou que muitas questões dependem da prefeitura, porém, numa parceria com o Governo do Estado e uma emenda parlamentar, será possível fazer a ala leste. Ele contou que as obras de terraplenagem foram iniciadas no dia 2 de dezembro e a previsão é que no dia 20 de abril de 2014 a estrutura esteja pronta. A previsão é que a capacidade aumente para 20.800 torcedores.

De acordo com o presidente da equipe, a intenção é proporcionar maior e melhor conforto para as pessoas que irão assistir a Chapecoense. “A Chapecoense não é só de Chapecó. Acho que ela pegou a região Oeste de Santa Catarina, Noroeste do Rio Grande do Sul e Sudoeste e Oeste do Paraná. É um dos únicos clubes do interior do sul do Brasil que está entre os 20 maiores clubes nacionais”.

Formação da equipe

Mesmo que o campeonato tenha terminado há poucos dias, Palaoro disse que a Chapecoense já renovou com Gilmar Dal Pozzo e Anderson Paixão, ambos da comissão técnica. “Fizemos a lista dos atletas e hoje estamos com 13 nomes que faziam parte do grupo. Dois atletas, Paulinho Dias e Bruno Rangel, não conseguimos segurar”, falou ele e explicou que o mais importante foi manter a espinha dorsal e a comissão técnica para dar sequência no trabalho.

Rodrigo Gral

Com experiência de sobra, Rodrigo Gral disse que há uma ligação grande e pessoal com a Chapecoense. Ele contou que já houve algumas conversas e, na avaliação dele, as negociações para a permanência no clube, estão bem avançadas. “Primeira vez nossa na Série A e eu quero fazer parte desta história”, disse ele ao deixar clara a vontade de renovar com o clube.