Depois de 11 meses de gestão, prefeito de SLO faz balanço das ações

Política
São Lourenço do Oeste | 10/12/2013 | 21:30

Autor: Marcelo Coan
Foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Numa coletiva para a imprensa, na manhã desta segunda-feira (10), a administração municipal de São Lourenço do Oeste, junto com o secretariado, apresentou uma espécie de balanço das ações realizadas nos primeiros 11 meses da gestão e quais são os próximos passos de agora em diante.

Embora o prefeito, Geraldino Cardoso, tenha iniciado a conversa com a exposição de algumas informações, tais como a que a administração trabalhou em 2013 com um orçamento de aproximadamente R$ 51 milhões e recebeu, através de emendas parlamentares e programas dos governos federal e estadual, recursos que somam mais de R$ 10 milhões, os secretários puderam expor um pouco do que foi feito em cada pasta.

No espaço para a imprensa, o prefeito respondeu algumas perguntas. Entre elas sobre a questão do Ginásio Municipal do Centro — que foi adquirido no ano de 2012 com recursos da Educação.

Segundo Cardoso, a estrutura do Ginásio pertence a pasta da Educação e, por isso, o funcionamento deve acontecer dentro das regras da Secretaria. Contudo, ele explicou que até que a administração não disponibilize outra estrutura — já há o trabalho para a construção de um novo espaço — o ginásio será usado em parceria com a Educação. “Não tem outro espaço hoje para funcionar o CDM. Ele continuará funcionando no mesmo local. Os horários de uso e as manutenções serão feitas em parceria com o CDM e com a Secretaria da Educação”, contou ele.

Questionado sobre o percentual do plano de governo que foi executado até o momento, Cardoso disse que é difícil avaliar desta forma, entretanto, ele disse que muitas ações da proposta, apresentada em campanha, já foram executadas. “Esperamos, até o final do mandato, cumprir todas as ações que prometemos, inclusive algumas que não foram citadas no plano”, disse ele.

Sobre o que foi executado, o prefeito contou que as ações foram divididas entre questões pontuais, ou seja, do dia a dia e, também, que estão relacionadas ao plano de governo. “Na agricultura e na cidade havia muita demanda reprimida”.

Tendo em vista que neste ano a administração trabalhou com um orçamento elaborado pela gestão passada e alguns trabalhos foram executados de forma “apertada”, Cardoso falou que recentemente houve uma discussão com todas as pastas para a elaboração do orçamento de 2014 — que esta tramitando na Câmara Municipal — que contemplará as propostas da atual gestão. “Acredito que é um orçamento vinculado às necessidades e as propostas apresentadas [em 2012]”.

Além disso, Cardoso respondeu a respeito do projeto proposto e aprovado pelo Legislativo do município que trata da questão do nepotismo. Embora concorde com o projeto, no entendimento do prefeito há alguns pontos que são inconstitucionais e, por isso, entrou com uma ação junto a Justiça do Estado. “Ela não pode ser uma lei oportunista, que vale para um mandato e não vale para outro”, disse ele se referindo principalmente ao trecho que trata dos estagiários.