Deputado catarinense quer criar Dia Nacional da Música Caipira

Política
Brasília | 25/03/2014 | 23:06

Informações: Câmara dos Deputados
Foto: Reprodução

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou audiência pública para discutir o projeto de lei de autoria do deputado federal Onofre Santo Agostini (PSD-SC), que sugere o dia 17 de fevereiro como o Dia Nacional da Música Raiz, também conhecida como música caipira (PL 7131/14).

A presidente da comissão, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), reconheceu a relevância do tema para o povo brasileiro. Por essa razão, ela acredita que a matéria não terá problemas para ser aprovada pelas comissões da Casa.

Registro do gênero musical

A data de 17 de fevereiro marca a morte do jornalista, escritor e folclorista Cornélio Pires. Ele publicou mais de 20 livros, nos quais registrou o vocabulário, as músicas e os dialetos usados pelos caipiras.

O presidente do Clube da Viola, Volmi Batista da Silva, falou sobre a importância de Cornélio Pires para a música de raiz brasileira. "Em uma época que não havia nenhum reconhecimento a música caipira, ele [Cornélio Pires] conseguiu gravar o primeiro disco de música caipira no Brasil. Felizmente, se propõe o dia nacional da música caipira. É um primeiro passo para que a gente conquiste de vez as nossas reivindicações que são levar essa música para o Brasil todo e mostrar para quem realmente interessa que há musica popular brasileira".

Circuito musical caipira

O projeto de lei também reivindica a criação de um circuito musical caipira no interior e nos grandes centros culturais brasileiros, além de uma sede para o Clube do Violeiro em Brasília, uma entidade cultural sem fins lucrativos cujo objetivo é valorizar, manter e divulgar a cultura caipira e as tradições populares do interior do País.