Deputado de SC recebe ex-marido de Maria da Penha e causa revolta

Política
Florianópolis (SC) | 01/09/2021 | 14:56

Informações: ND+
Foto: Reprodução/Instagram

O deputado estadual Jessé Lopes (PSL) chocou parlamentares, internautas e entidades ao publicar uma foto com Marco Antonio Heredia Viveros, condenado por tentar matar e deixar paraplégica a ex-mulher, Maria da Penha. Ele postou a foto, nesta terça-feira (31), com a legenda: “Sua história é, no mínimo, intrigante.” 

Nesta quarta-feira (1º), a assessoria do parlamentar informou ao ND+ que o deputado “não foi muito feliz” quando se referiu ao caso como “intrigante”.

Conforme o relato, Marco Antonio apareceu “do nada” no gabinete de Lopes para contar “sua versão” do crime. O intrigante, segundo a assessoria, seria essa procura inesperada com o propósito de falar de um caso que ocorreu há décadas.

O Ministério Público de Santa Catarina publicou nesta quarta, em sua página oficial, uma foto de Maria da Penha, em um texto que se solidariza pelo enfrentamento à violência doméstica. “A sua trajetória em busca de justiça durante 19 anos e 6 meses faz dela um símbolo de luta por uma vida livre de violência contra as mulheres e deu nome a Lei 11.340. sancionada em 7 de agosto de 2006.”

O crime ocorreu em 1983, quando o ex-marido de Maria da Penha atirou em suas costas enquanto ela dormia, o que a deixou com lesões irreversíveis. O agressor foi condenado a 15 anos de prisão, em 1991. No entanto, ele recorreu e conseguiu reduzir para pouco mais de dez anos, cumpridos em liberdade.

A assessoria do deputado reforça que Lopes não concorda com o relato de Marco Antonio, tampouco discorda da Lei Maria da Penha. Questionada sobre a intenção da publicação, a assessoria informou que a foto teria sido postada sob o princípio da “transparência”, em que o deputado prefere publicizar tudo o que ocorre no gabinete e “lidar com as consequências”.