Deputado João Rodrigues é preso no aeroporto de Guarulhos

Política
São Paulo | 08/02/2018 | 07:37

Informações: Rádio Chapecó e G1SC

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (8) o deputado federal João Rodrigues (PSD) no aeroporto de Guarulhos (SP). O deputado voltava de viagem aos Estados Unidos.

Mais cedo, ele havia enviado um vídeo para a Rádio Chapecó informando que iria se apresentar na Polícia Federal para o cumprimento de pena de 5 anos e 3 meses de detenção, em regime semiaberto, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Rodrigues passava férias com a esposa e filhas em Orlando (EUA) quando o STF realizou o julgamento e manteve a condenação no processo da retroescavadeira de Pinhalzinho (SC). Na terça-feira (6), os ministros do STF mantiveram a condenação (agora em segunda instância) e o presidente da 1ª Turma solicitou que a Polícia Federal cumprisse o mandado de prisão.

Processo

A condenação neste processo ocorre pois Rodrigues é réu em um processo envolvendo supostas irregularidades na compra de uma retroescavadeira no município de Pinhalzinho. A pena é de 5 anos e 3 meses de detenção, inicialmente em regime semiaberto.

São 3 anos, 1 mês e 15 dias pelo artigo 89 e outros 2 anos, 1 mês e 15 dias pelo artigo 90, ambos da Lei das Licitações. O processo data de 1999, quando Rodrigues ainda era vice-prefeito da referida cidade.