Deputado Mauro De Nadal cumpre agenda em municípios da regional de SLO

Política
São Lourenço do Oeste | 09/09/2013 | 11:00

Autor e foto: Marcelo Coan

Em uma agenda pelos municípios da regional de São Lourenço do Oeste, o deputado estadual pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Mauro De Nadal esteve na sexta-feira (6) na 2ª edição da Feira e Amostra Lourenciana (Feal). Mais cedo, ele participou de uma solenidade de entrega de máquinas no município de São Domingos. Na sequência passou por Galvão, Jupiá e finalizou a agenda em Campo Erê.

Segundo Nadal, o objetivo é estreitar o relacionamento com as lideranças da região. Além disso, ele explicou que o momento também serve para prestar contas do trabalho feito na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e o trabalho feito em nome do PMDB. “Além das atividades parlamentares, temos também esta grande missão, ou seja, manter as chamas acessas do partido”, disse ele, explicando que o foco é fortalecer um projeto municipal, regional e estadual.

O deputado lembrou que neste momento está nas mãos do PMDB a análise do texto final do Código Ambiental de Santa Catarina. Ele contou que foi o primeiro a ser votado no país e, através deste, originou-se a reestruturação do Código Florestal Brasileiro.

Nadal explicou que o texto votado no ano passado trouxe algumas inovações e agora o trabalho é para que alguns pontos divergentes sejam eliminados. Um exemplo citado pelo parlamentar é a averbação da reserva legal na área rural. “Hoje nós temos ainda em Santa Catarina a obrigatoriedade de fazermos a averbação da reserva legal para as escrituras de até 80 hectares de terra”, disse ele e garantiu que com a adaptação isto não será necessário.

Já no perímetro urbano, o deputado falou que fica sob competência do município a legislação para a construção e edificação de imóveis, desde que respeite a distância mínima, hoje de 15 metros.

Fiscalização

Embora seja da base aliada do Governo do Estado, Nadal falou que mesmo assim procura percorrer as regiões para fiscalizar as obras em andamento. “Não é pelo fato de estamos na base de sustentabilidade do governo catarinense que vamos deixar de fiscalizar as obras”, explicou.

Corrida eleitoral

Sobre o pleito eleitoral de 2014, o deputado garantiu que o seu nome vai estar disponível novamente para a disputa de uma cadeira na Alesc. Segundo Nadal, há um trabalho grande voltado especialmente aos municípios pequenos da região e, por isso, tem ouvido a solicitação para que coloque o nome a disposição do partido. “Dá para se dizer hoje, com toda a segurança, que nós seremos candidato novamente a deputado estadual representando a região Oeste e Estremo Oeste de Santa Catarina”.

Já para a cadeira do Executivo Estadual, Nadal falou que todos os partido lutam para ter um candidato a governador do Estado e o PMDB não é diferente. Ele justificou a vontade do partido com argumentos de que a sigla conquistou 105 prefeituras no último pleito municipal. “É o partido que tem o dobro de prefeituras em relação ao segundo colocado”.

Porém, o deputado lembrou a composição existente e que envolve vários partidos. “Hoje, a via de lógica seria a manutenção desta composição, mas é claro que dentro deste cenário existente não podemos fazer uma afirmação de como será no ano que vem na majoritária do Estado e do país”, explicou ele e garantiu que no momento os partidos trabalham com muita articulação e o PMDB estará na composição da majoritária.