Deputado Ricardo Barros vira réu por esquema de propina no Paraná

Geral
Paraná | 24/11/2021 | 15:33

Informações: Poder 360
Foto: Hora 1

O Ministério Público do Paraná denunciou o líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP) por lavagem de dinheiro e pagamento de propina. As atividades ilegais teriam acontecido a partir de 2011, durado dois anos e o deputado teria recebido mais de R$ 5,1 milhões. O processo corre em segredo de Justiça.

O esquema envolve o processo de compra de duas empresas de energia eólica pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). Na época, Barros era secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná e as empresas teriam sido adquiridas da Galvão Engenharia. Ele teria recebido parte do valor de compra, que teve um custo total de R$ 196,9 milhões. 

As propinas teriam sido pagas por meio da campanha eleitoral de 2014. Assim, Barros foi denunciado também por tráfico de influência e falsidade ideológica eleitoral, segundo a denúncia do MP-PR. Pelo envolvimento com a eleição, o caso passou a ser investigado pela Promotoria de Justiça Eleitoral.

Outras quatro pessoas também foram denunciadas. Dois executivos da Galvão Engenharia e dois ex-colegas de Barros na Copel.

Em nota, Ricardo Barros afirmou que não houve tráfico de influência e disse que a ação do MP-PR é “ativismo político”.