Detentos irão trabalhar na produção de barcos

Geral
Santa Catarina | 01/10/2013 | 19:15

Informações e foto: Governo do Estado

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania assinou convênio com a empresa NautCar Carretas Náuticas, com sede em Biguaçu. A parceria permitirá que reeducandos do Complexo Penitenciário do Estado (Cope), em São Pedro de Alcântara, trabalhem, dentro da própria unidade, na produção de barcos.

“Santa Catarina está em primeiro lugar no Brasil no ranking dos estados que promovem a ressocialização pelo trabalho. Já firmamos mais de 200 convênios com empresas e órgãos públicos, totalizando 6,5 mil detentos (43%) trabalhando em todo o Estado. Este número é resultado da ação eficiente do Governo e da Secretaria da Justiça e Cidadania nos últimos dois anos”, enfatiza a secretária Ada De Luca

Segundo Gilberto Junckes, Gerente de Produção da NautCar, o projeto será desenvolvido com exclusividade na unidade em São Pedro de Alcântara e no início com dez detentos. Junckes lembra que a empresa já emprega um ex-reeducando em sua sede, que se destaca como um dos melhores colaboradores.

De acordo com o diretor do Departamento de Administração Prisional, Leandro Antônio Soares Lima, a mão de obra contratada deve ser especializada o que permitirá que o detento esteja capacitado para um nicho de mercado promissor no Estado após sua saída do sistema prisional.

Além dos barcos, serão produzidos na unidade prisional os chamados berços náuticos, uma estrutura construída em madeira para sustentação e pequenas locomoções de embarcações náuticas. O primeiro berço náutico foi construído na semana passada, dando início às atividades da empresa no Cope.

O ato contou com a presença do Diretor do Complexo, Edemir Alexandre Camargo Neto, o Gerente de Atividades Laborais, João Batista Martins Saturnino e do Gerente de Produção da NautCar, Gilberto Junckes.