Dia do Vereador teve muito trabalho e troca de cadeiras

Política
São Lourenço do Oeste | 02/10/2013 | 16:57

Informações e foto: Câmara Municipal

Numa sessão com cerca de três horas de duração, e para comemorar o Dia do Vereador - 1º de outubro - os vereadores de São Lourenço do Oeste discutiram inúmeros assuntos e aprovaram indicações, requerimentos, moção e três projetos de lei na noite de terça-feira (1º), na primeira sessão plenária de outubro.

O presidente da Casa, Walmor Pederssetti (PMDB) empossou dois suplentes: Vânia Garbin Baldissera (PMDB) que estará no Legislativo por 30 dias na vaga da titular Marlice Perazoli (PMDB); e Ilvo Gabriel Ioris (PP), que assume a vaga de Assuero Isoton (PTB), que renunciou ao cargo na semana passada.

No caso de Ioris, que atualmente estava como secretário de Desenvolvimento Urbano, ele deve retornar à pasta e um outro suplente assumirá a vaga. Pela ordem, seria a vez de Adilson Sperança (PP).

Proposições

O plenário da Câmara aprovou dois pedidos da vereadora Vânia Baldissera (PMDB), solicitando do Executivo a recuperação dos abrigos de passageiros nos pontos de ônibus, situados nas diversas ruas da cidade, e a manutenção da estrutura da praça da Liberdade. Já o presidente sugeriu melhor conservação da ciclovia do nairro São Francisco.

Moção

Em homenagem ao Dia do Professor - 15 de outubro - foi aprovada por unanimidade uma Moção de Congratulação, apresentada pelo vereador Valmir Maboni (PT), a qual foi assinada por diversos vereadores.

Requerimento

Foi aprovado também o requerimento do vereador Edilso Ranzan (PSDB) encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), solicitando informações de quais foram os motivos que levaram o município de São Lourenço do Oeste a não incluir ninguém na última realização das cirurgias eletivas, ocorridas no Hospital da Fundação.

O parlamentar ainda procura saber qual critério é utilizado na seleção das pessoas e dos municípios contemplados? De quem é a competência de organizar e encaminhar os pacientes residentes em São Lourenço do Oeste para realização dessas cirurgias? E quais os procedimentos a serem tomados para que os lourencianos sejam incluídos em eventos desse gênero no futuro?.

CPI

Em sua fala no tema livre, o vereador Agustinho Mengatti (PSDB) sugeriu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostas irregularidades nas obras de reforma do banheiro público na praça da Bandeira, onde, segundo Menegatti, a reforma foi realizada antes do processo de licitação.

Votação

Na ordem do dia, três matérias foram aprovadas por unanimidade. Uma delas declara de utilidade pública a Associação dos Moradores de Novo Guaporé. Também estabelece as regras pertinentes ao pagamento de diárias aos servidores e agentes políticos da Câmara Municipal e autoriza o município a tomar empréstimo junto ao Badesc até o montante de R$ 2 milhões.