Doações de sangue diminuem no verão, alerta Hemosc

Geral
Florianópolis | 02/01/2017 | 11:48

Informações: Redação Minutta e Governo do Estado
Foto: Governo do Estado

Para atender casos de emergência, solicitações médicas e pacientes que necessitam realizar constantes transfusões de sangue, o Hemosc precisa manter seu estoque de bolsas de sangue em bom nível. Mas em alguns períodos do ano, como no verão, as doações diminuem.

“No verão, quando é muito quente, as doações dentro do hemocentro diminuem. Então, é importante lembrar às pessoas que realizem doações também nesse período”, informa a coordenadora do setor de captação do Hemosc, Roseli Sandrin.

Para ser um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e bem alimentado.

Pessoas com problemas cardíacos, hipertensos, diabéticos e que tiveram câncer não podem fazer a doação. Pessoas que tomam alguma medicação, precisam verificar junto ao hemocentro se podem doar. Todo o processo de doação leva, em média, 50 minutos.

“O candidato é cadastrado, faz uma triagem para verificar as condições de saúde e realiza um teste de contagem de hemoglobina. Na sequência, realiza uma entrevista individual e, depois disso, será encaminhado para a sala de coleta de sangue”, explica Roseli.

Chapecó

Em Chapecó há o Hemocentro Regional, onde o sangue pode ser coletado. O telefone para agendamento é o (49) 3700-6400 e o horário é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Pato Branco

No caso de quem mora em São Lourenço do Oeste e arredores, há o Hemonúcleo de Pato Branco, que pertence ao Hemocentro do Paraná. O telefone para agendamento é o (46) 3225-1014, com atendimento na segunda-feira à tarde, das 13h às 20h, e de quarta a sexta à tarde, das 13h às 20h. Não há atendimento na terça-feira.