É pra valer! Horário de verão começa à 0h deste domingo

Geral
Brasil | 02/11/2018 | 20:17

Informações: Diário Catarinense
Foto: Reprodução/Internet

Os relógios devem ser adiantados em uma hora neste fim de semana, à 0h de domingo (4), quando começa o horário de verão, que segue até dia 16 de fevereiro. Em comparação com o anterior, terá 21 dias de duração a menos.

Atualmente, os relógios são adiantados em uma hora em dez Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul) e no Distrito Federal).

Sobre o Enem

Com a mudança do horário de verão para 4 de novembro, a alteração acabou sendo marcada para a madrugada do dia em que milhares de alunos em todo o país devem realizar a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

Trocas erradas

Mas antes mesmo do dia 4 chegar, muitas pessoas acordaram uma hora mais cedo por duas vezes em outubro, em 15 de outubro, depois de seus smartphones mudarem para o horário de verão antes do determinado pelo governo brasileiro. Diversos relatos inundaram as redes sociais, predominantemente por parte de usuários de iPhone que são clientes da Tim. Houve também alguns relatos de usuários de Android que enfrentaram o mesmo problema.

Menos de uma semana depois, mais uma vez, celulares e sistemas operacionais adiantaram automaticamente o relógio em uma hora, no início da madrugada do dia 21, em referência a chegada do horário de verão. A alteração gerou confusão e foi relatada por pessoas em diversas partes do país.

Além das mudanças em celulares de ao menos duas operadoras, usuários também relataram no Twitter que computadores e até relógios de rua foram afetados.