Eclipse total da lua que ocorre em janeiro será o último até 2021

Geral
Brasil | 15/01/2019 | 09:34

Informações: Diário Catarinense
Foto: AFP

Os habitantes das Américas, de grande parte da Europa e da África ocidental poderão observar um eclipse total da lua entre 20 e 21 de janeiro, dependendo da localização. Será o último do tipo até 2021.

Para a América do Norte e do Sul, o eclipse total ocorrerá entre o início da noite de 20 de janeiro até o início da manhã do dia 21, enquanto na Europa e na África será visto pouco antes do nascer do sol no dia 21. Mais a leste do planeta, o fenômeno será pouco visível, porque será mais dia.

A lua cheia estará na sombra da Terra entre às 1h34 e 4h51 pelo horário de Brasília. Durante a primeira hora, ela será lentamente "comida" pelo lado esquerdo. O eclipse será total por uma hora a partir das 2h41 de Brasília, de acordo com os horários fornecidos pela Nasa.

A fase total do eclipse será três quartos de hora mais curta que a do grande eclipse de julho de 2018, que continuará a ser o mais longo do século 21.

Durante o eclipse total, o satélite natural da Terra não será completamente invisível, mas aparecerá vermelho. Isso ocorre porque os raios do sol não o alcançarão diretamente e, em vez disso, uma pequena parte dos raios vermelhos se filtrará através da atmosfera da Terra e se refratará sobre a lua.

"É a última chance, por um bom tempo, de ver um eclipse total da lua", diz Bruce Betts, cientista da Planetary Society, uma organização americana de astronomia.

O próximo eclipse total será em maio de 2021. Outros parciais ocorrerão antes. Os eclipses totais da lua podem ocorrer duas ou três vezes por ano. Acontecem quando a Terra fica posicionada exatamente entre o sol e a lua.