Eleições 2018: juíza tira dúvidas e faz alerta aos eleitores

Geral
São Lourenço do Oeste | 04/10/2018 | 20:45

Autor e foto: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta


A juíza eleitoral de São Lourenço do Oeste, Marilene Granemann de Mello, e o chefe de cartório eleitoral, Orlando Carlos Almeida Vairich, reuniram a imprensa na tarde desta quinta-feira (4), no Fórum, para repassar informações pertinentes sobre as eleições 2018. O objetivo, conforme explicou a juíza, foi tirar dúvidas frequentes dos eleitores.

Em São Lourenço do Oeste serão 57 urnas espalhadas entre a cidade e o interior. Além delas, outras 18 estarão de reserva, caso seja necessário alguma troca. Todas elas foram preparadas no dia 22 de setembro e passaram por diversas etapas de testes. Sábado (6), véspera de eleição, haverá uma auditoria em todas elas. A juíza prevê que cada eleitor deva demorar cerca de dois minutos para votar.

Boca de urna

Marilene disse que o eleitor deve ficar atento aos crimes eleitorais, como a boca de urna. Para isso, deve-se evitar aglomerações próximas das seções. Mas, o eleitor pode fazer sua manifestação pessoal e silenciosa, usando faixa e broches, por exemplo.

O único crime eleitoral registrado até o momento, conforme relatou a juíza, trata-se apenas de uma suspeita. Foi no município de São Domingos, no comitê do Partido dos Trabalhadores (PT). O caso está sendo verificado pela Justiça Eleitoral.

Segurança

Todo o efetivo da Polícia Militar de São Lourenço do Oeste estará trabalhando nas eleições do dia 7 de outubro e todos os delegados da Polícia Civil estarão empenhados. Qualquer denúncia de irregularidade pode ser feita à PM, através do 190. No Cartório Eleitoral valem as denúncias com provas, como fotos ou textos.

Justificativa

Caso o eleitor esteja fora do seu domínio eleitoral, ou seja, da cidade onde vota, o mesmo pode ir a qualquer seção da cidade onde está e justificar o voto. Não serão válidas as justificativas de alguém que mora na cidade e não pode ir votar na sua seção como, por exemplo, mora na zona rural e vota na zona urbana.

Lei seca

A Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) decidiu que não fará restrições ao consumo e à venda de bebidas alcoólicas no Estado no dia 7 de outubro. A lei seca já não havia sido adotada nas eleições municipais de 2016. O entendimento do secretário Alceu de Oliveira Pinto Junior é que a experiência tem mostrado que são poucas as ocorrências que envolvem bebidas no dia da votação.

Cartório Eleitoral divulga mudanças em locais de votação em São Lourenço do Oeste e região. Saiba mais aqui - https://goo.gl/CUjZi7