Em 2013, Restaurante Popular serviu mais de 200 mil refeições

Geral
Chapecó | 12/01/2014 | 23:29

Informações e foto: Prefeitura de Chapecó

Em 2013 foram 208 mil refeições. Aberto de segunda a sexta-feira, o Restaurante Popular de Chapecó serve cerca de mil refeições diárias, ao custo de R$ 2. Cerca de 50% do valor das refeições é custeado pela administração municipal. Desta forma, a intenção é contribuir para a redução do número de pessoas em situação de insegurança alimentar. Desde a inauguração, em 30 de agosto de 2007, até hoje, foram servidas mais de um milhão de refeições.

O bandejão visa também incentivar atividades voltadas para a área de segurança alimentar e nutricional, como oficinas, campanhas educativas e projetos de capacitação. Devido ao êxito deste trabalho, o Restaurante já recebeu premiações, dentre elas o Prêmio Josué de Castro, em Modelagem de Gestão bem Sucedida, oferecido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no ano de 2008.

O cardápio servido todos os dias é elaborado por nutricionistas capacitadas e tem por base os indicativos da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional nº 11.346/06, do Governo Federal. A medida estabelece critérios para a seleção, aquisição e manipulação dos alimentos.

Diariamente são servidas porções compostas por arroz, feijão, carne, um acompanhamento, duas saladas, suco e mais uma fruta para sobremesa. Além disso, visando o desenvolvimento dos pequenos e médios produtores do município, a maioria dos hortifrutigranjeiros é adquirido em Chapecó, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), gerando incremento de renda para os mais de 500 agricultores cadastrados.

Restaurante Popular II

Chapecó foi contemplada com mais um Restaurante Popular que está sendo construído na região da Grande Efapi. O local também deverá servir aproximadamente mil refeições por dia, beneficiando moradores, estudantes e trabalhadores daquela região.