Em Balneário Camboriú, maior prédio da América Latina tem elevador mais rápido do país

Geral
Brasil | 11/10/2021 | 16:12

Informações: ND+
Foto: Pasqualotto e GT

Além de ser o maior edifício residencial da América Latina, segundo o The Skyscraper Center, o Yaachthouse By Pininfarina, em Balneário Camboriú (SC), também possui o elevador residencial mais rápido do país. O equipamento é capaz de percorrer os 81 andares do prédio em menos de um minuto.

Esse é o primeiro elevador instalado em edifício residencial no país, com a velocidade de percorrer seis metros por segundo. O equipamento pode chegar do solo ao topo, a 281 metros de altura, em menos de um minuto. O edifício ainda está em construção e fica na Barra Sul, de frente para o mar.

Para garantir o funcionamento com percurso e velocidade elevados é necessário oferecer um sistema diferenciado em componentes mecânicos, cabos de tração com alongamento reduzido e grande performance mecânica.

“É preciso um sistema eletrônico confiável e de alta precisão, e principalmente de know how e expertise que adquirimos através de instalações com este escopo ao redor do mundo”, afirma o gerente de Gestão de Vendas e Marketing de Novas Instalações da Atlas Schindler, Luis Mundim.

O edifício possui 22 elevadores ao todo, e dez contam o diferencial exclusivo no segmento para edifícios residenciais, o sistema de gerenciamento de tráfego Port Technology. A chamada é feita diretamente no hall dos andares, ao invés de sistemas convencionais de senhas ou biometria nas cabinas.

“O modelo mais rápido no mercado será direcionado aos andares superiores na área residencial. Outros modelos que ficarão restritos às áreas comuns, seguirão o padrão residencial já existente no Brasil”, explica o engenheiro da Pasqualotto>, Davi Rotilli.

Além de ser o mais rápido do Brasil, o elevador contará com cabine diferenciada e design exclusivo. Os modelos instalados no edifício receberão ainda sistema de gerenciamento de tráfego e controle de acesso aos pavimentos para garantia de segurança e privacidade aos usuários.