Em estudos pela Europa, lourenciano conta sobre pratos e costumes de Portugal

Geral
Braga | 04/12/2013 | 09:29

Autor: Rafael Antonio Novelo
Foto: Arquivo Pessoal

Olá, aqui estou eu novamente – Rafael Antonio Novelo – tentando contar um pouco de como é a Europa, especificamente Braga, em Portugal. Nesta ocasião vou falar um pouco sobre a culinária.

Não sou um bom conhecedor da culinária lusitana, uma vez que provei da mesma e, podemos colocar assim, não gostei muito. Não querendo desmerecer a comida portuguesa, mas afirmo com propriedade que sinto muita falta dos pratos brasileiros. Agradeço imensamente pelas correntes de fast-food que se instalaram no mundo todo. Mas enfim, vou falar um pouco sobre a comida de Portugal que se resume em duas palavras: peixe e batata.

Nunca achei que fosse fazer cara feia pra um prato de batata frita que fosse posto na minha frente. Mas isso aconteceu. Quanto aos peixes, nunca fui fã, então aqui está uma razão de não ter aprovado os pratos portugueses.

Mas há ainda muito o que experimentar. A medida que vou conhecendo esse pequeno país da Europa que é Portugal, vou experimentando coisas novas. A exemplo dos ovos moles de Aveiro (creio ser uma espécie de doce), que minhas amigas que estão em Braga já algum tempo experimentaram e não aprovaram. Mas quando visitar a “Veneza Portuguesa” (a cidade de Aveiro é assim conhecida) darei uma chance, é claro. Há também os pasteis de nata (ainda não comi), cujo os quais ouvi falar muito bem, apesar do conceito de “amor a primeira vista” não se aplicar aqui. Uma coisa que comi e gostei foram as Bolas de Berlim, que é uma espécie de sonho, recheado com creme de ovo.

As sopas de Portugal são bem peculiares, são simples e saborosas, apenas um caldinho. Eu gostei. Não era um grande fã de sopa no Brasil. Acompanha a maioria dos pratos. Há uma diferença enorme entre o café português e o brasileiro. Prefiro o brasileiro, pra não dizer que não aprovei o de Portugal. Outra coisa que é melhor no Brasil é o cachorro-quente. Só digo uma coisa: aqui a salsicha é estranha.

Quanto aos famosos vinhos do Porto, não posso dizer nada, já que não tomei por motivos de gosto. Nunca gostei de vinhos e, por mais que o vinho do Porto seja bom (dizem), acredito que não faça milagres. Mas já vi eles sendo preparados (não ajudou na minha curiosidade de provar o tal vinho), quando fui visitar o Vale Douro (lugar maravilhoso!) algum tempo atrás. É um processo interessante, mas não atiçou minha vontade.

Permita-me falar brevemente da culinária espanhola, cuja qual entrei em contacto quando passei três curtos dias em Madrid. Um costume que os espanhóis tem é o de comer churros com chocolate quente. Eu provei também, muito bom. Experimentei nachos e isso sim foi muito bom e diferente, diga-se de passagem.

Bom, se você gosta de peixe e batata, Portugal é o seu lugar. E se não, tem toda a gama de fast-food pra você. Venha conhecer Portugal!

Veja também

http://www.minutta.com.br/news/see/88

http://www.minutta.com.br/news/see/358

http://www.minutta.com.br/news/see/225