Emoção em duas rodas

Esporte
Novo Horizonte | 15/04/2015 | 08:42

Autor: Marcelo Coan
Foto: Arquivo/Minutta

Pelo segundo ano consecutivo, Novo Horizonte vai sediar uma etapa da Taça Sul Brasileira de Enduro Fim. O evento está programado para o dia 31 de maio e a organização espera que mais de 130 pilotos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná participem. No ano passado, apesar de o tempo ter atrapalhado, 85 pilotos participaram do evento.

Segundo Juarez Zilli, piloto e um dos membros da comissão organizadora do evento no município, trata-se de uma competição onde existe um regulamento e os pilotos somam pontos conforme sua colocação na prova. “No final do ano sai a classificação geral do campeonato e os dois primeiros de cada categoria são obrigados a subir”, disse ele afirmando que hoje a municipalidade está no calendário da Taça Sul Brasileira de Enduro Fim.

Conforme a organização, o crosstest vai ser feito no mesmo local do ano passado, ou seja, em frente a prefeitura. Também fazem parte da prova 30 quilômetros de trilhas em áreas reflorestadas. A ideia é utilizar entradas que dão acesso aos caminhões que fazem a manutenção do reflorestamento.

Participação

Questionado, Zilli disse que a participação é aberta para todos, desde que tenham moto Off Road e todos os equipamentos de segurança. Neste ano a prova será dividida em oito categorias: E1 (motos 2T acima de 175cc e 4T acima de 250cc), E2 (motos 2T até 175cc e 4T até 250cc), E2T (motos 2T todas), E3A (pilotos acima de 38 anos completos), E4A (nacional - conforme lista CBM), E4B (nacional iniciante - conforme lista CBM), E5 (importada estreantes) e E6 (cidade).

Dificuldade

Devido as dificuldades, Zilli falou que a realização do evento é vista como uma conquista pela organização. “Primeiramente é a data no calendário do campeonato, depois existem os custos que são bem altos, já que dependemos de uma empresa para fazer a cronometragem. Junto a isso, há a necessidade de uma estrutura para acomodar o pessoal que vem de fora”, resumiu ele.