Empresários da região se reúnem para Painel Empresarial Cooperativo Financeiro

Geral
São Lourenço do Oeste | 20/11/2015 | 17:58

Informações e foto: Sicoob Noroeste

Mais de 200 empresários da região se reuniram na manhã desta sexta-feira (20), no Auditório Celso Deon Lazzarotto, no edifício Excellentia Intercooperation, para o Painel Empresarial Cooperativo Financeiro organizado pelo Sicoob Noroeste em parceria com a Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) GaranteOeste, Sebrae e Aurora Alimentos.

Mediado pelo coordenador estadual de acesso a serviços financeiros do Sebrae/PR, Flávio Locatelli, o painel contou com a participação do diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Angelo Ortigara, que falou sobre empreendedorismo e inovação para gerar sustentabilidade. Na sequência, o vice-presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Neivor Canton, falou sobre cooperativismo e contextos e perspectivas.

Segundo Ortigara, o painel deixou muitas mensagens, contudo, ele destaca o resgate da possibilidade de as pessoas fazer algo superior. “De maneira geral, a mensagem é o resgate da potencialidade humana que pode ser muito mais explorada e desenvolvida”.

Sobre o tema abordado – empreendedorismo e inovação para gerar sustentabilidade –, o diretor técnico do Sebrae falou que os três assuntos podem estar juntos, pois cabem numa análise conjunta. “O empreendedorismo, de alguma maneira, é o exercício também da inovação. A inovação não tem razão de ser, se não for sustentável”, disse ele emendando que fazer empreendedorismo, inovação e sustentabilidade é uma decisão de cada um e está ao alcance de todos.

Lembrando que o evento foi provocado pela instituição financeira cooperativa, Canton disse que o objetivo da conversa é aperfeiçoar a união que inicia no produtor e termina no consumidor, mas que passa pela cooperativa de crédito, já que se trata de uma entidade prestadora de serviço. “Nada melhor que um evento como esse para nós conversar, ouvir e sermos questionados. A ideia é aperfeiçoar os mecanismos de atendimento e de trabalho”, disse ele lembrando que é preciso inovar, pois é o consumir que dita às regras.

Embora veja o cooperativismo como consolidado, Canton defende a ideia de que as lideranças e cooperados precisam estar sempre reinventando. “A sociedade recepciona com muito carinho, admiração e com credibilidade todo o movimento do sistema cooperativo, mas o movimento precisa dar em troca transparência e todos os valores que são pregados e precisam ser praticados”, conclui ele.

Segundo o presidente do Sicoob Noroeste, Artêmio José Flach, o evento vai além da comemoração de um ano da sede nova em São Lourenço do Oeste. “A gente precisa fazer a diferença. Eu acredito que através de uma boa educação para os nossos associados que nós formamos um mundo melhor”. Conforme o presidente da instituição financeira cooperativa, o trabalho para levar informação para o associado não é fácil, contudo, ele acredita que é isso que vai fazer uma sociedade mais educada financeiramente. “A iniciativa que tivemos neste ano mostra isso”, disse ele revelando que através de eventos em toda a região foi possível atingir entre quatro mil e cinco mil pessoas.

“Creio que todos que participaram do painel ficaram com uma boa imagem, pois as palestras vão ajudar no desenvolvimento do dia a dia”, resumiu o presidente.

Participação

Além de empresários, o evento reuniu, por exemplo, prefeitos, vice-prefeitos e secretários dos municípios da região, presidentes de associações empresariais, representantes de sindicatos rurais e do Sebrae de Santa Catarina e do Paraná.