Encontro em São Lourenço do Oeste debate lei eleitoral e a segurança da urna eletrônica

Política
São Lourenço do Oeste | 24/08/2018 | 16:01

Autor e foto: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta


A juíza eleitoral de São Lourenço do Oeste, Marilene Granemann de Mello, conduziu um encontro sobre a lei eleitoral, como crimes, o que pode ser veiculado na imprensa, propaganda, arrecadação, gastos e prestação de contas.

Realizado na Câmara Municipal na tarde desta sexta-feira (24), o evento reuniu imprensa, diretores de partidos políticos, prefeitos e demais interessados. 

Chefe de cartório eleitoral de São Lourenço do Oeste, Orlando Carlos Almeida Vairich disse que o objetivo maior é o de ter um relacionamento eficaz com todos. Segundo ele, as regras mudam a cada eleição e é importante que todos estejam atentos a elas. As dúvidas dos presentes foram mais pontuais sobre a prestação de conta dos candidatos e dos comitês municipais. 

Marilene reforçou que o evento tratou os assuntos de forma ampla porque a lei eleitoral é extensa, mas que os profissionais que estão a frente das eleições estão à disposição para sanar quaisquer dúvidas sobre os procedimentos. Para a juíza, todos devem fazer a sua parte e batalhar para que a imagem do município seja a melhor possível.

Segurança da urna eletrônica

A juíza falou sobre a campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente a segurança da urna eletrônica. Para ela, deve-se confiar no sistema que, ao contrário do que falam, não tem conexão com a internet ou qualquer outra rede.

Segundo informações do TSE, a urna eletrônica, por exemplo, passa por diversas fases até completar o ciclo de preparação para a votação. O foco é sempre a segurança da máquina de votar, garantindo ao eleitor que, no momento em que seu voto é registrado na urna, haja a certeza de que ele será computado de forma totalmente segura e confiável.