Envelhecimento Ativo em Chapecó é destaque na Turquia

Geral
Chapecó | 22/10/2013 | 10:41

Informações e foto: Prefeitura de Chapecó

O município de Chapecó participou na semana passada da Missão Oficial na Turquia e Grécia para tratar do Envelhecimento Humano. A Conferência Internacional sobre o Envelhecimento aconteceu em Istambul (Turquia) e foi promovida pela Federação Internacional sobre Envelhecimento (IFA) em parceria com a Turiak (organização que tem 57 países associados). A iniciativa reuniu mais de 500 líderes governamentais e não governamentais, gestores públicos, estudiosos e pesquisadores de mais de 70 países para tratar das questões do envelhecimento mundial.

Na Conferência foram apresentados mais de 150 cases, 14 do Brasil, sendo dois de Santa Catarina. A deputada estadual Dirce Heiderscheidt apresentou os programas do município de Palhoça e a secretária de Assistência Social de Chapecó, Belenite Frozza, e a primeira-dama Neyla Caramori, falaram sobre o Envelhecimento Ativo, levando as práticas da Cidade do Idoso, a Universidade da Melhor Idade em parceria com a Unoesc e o SuperIdade (esportes adaptados).

Representantes de aproximadamente 70 países estiveram na Conferência Internacional, cujo foco foi a população idosa, em especial, a apresentação de propostas sustentáveis para um envelhecimento digno. “Observou-se no evento a discussão de questões como qualidade de vida, saúde, acesso a serviços básicos, lazer, direitos do idoso, além de outras temáticas relacionadas ao envelhecimento”, comenta a Neyla.

Paralelo a Conferência foi realizada a “Expo 50+”, que reuniu expositores de entidades de atendimento aos idosos, empresas com tecnologias para facilitar a vida dos idosos e movimentos sociais.