Epagri/Ciram esclarece: inverno de 2018 será dentro da normalidade

Geral
Florianópolis | 24/04/2018 | 16:51

Informações: Epagri/Ciram
Foto: Clic RBS

Faz tempo que alguns sites vêm propagando, de maneira irresponsável, o boato de chegada de frio intenso em Santa Catarina. Pelo mesmo umas quatro massas de ar frio “rigorosas” foram anunciadas para março, o que não ocorreu. Pelo contrário: o calor do verão estendeu-se até o mês de abril. Então “providenciaram” o boato de que esse inverno será o mais rigoroso dos últimos 100 anos.

Conforme nota divulgada pela Epagri/Ciram em seu site, “especuladores do tempo” podem dizer qualquer coisa, uma vez que não serão cobrados profissionalmente por suas declarações. "E talvez não tenham condições de dimensionar o impacto de uma informação como essa. Imagine o setor comerciário fazendo estoque de roupas de frio, as cidades serranas se preparando para receber um recorde de turistas, os supermercados e restaurantes providenciando um estoque de alimentos típicos de uma estação fria", diz a nota.

A Epagri/Ciram esclarece que não há previsão de inverno rigoroso em Santa Catarina para 2018, muito menos de ser o mais frio dos últimos 100 anos.

As condições atmosféricas atuais, de uma La Niña com intensidade fraca, tendem a evoluir para uma condição de neutralidade climática durante os meses do outono. E o enfraquecimento da La Niña vem se confirmando nas últimas semanas, com a diminuição dos valores de anomalia negativa da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e o enfraquecimento dos ventos alísios no Pacífico Equatorial. Considerando essa condição de neutralidade climática, a previsão é de um inverno com frio dentro da normalidade para Santa Catarina em 2018.

Nesse início do outono, a temperatura ficou entre próxima e acima da média histórica no Estado.

No inverno catarinense, em anos de normalidade climática, ocorre uma alternância de períodos com temperatura acima da média e períodos com ondas de frio que declinam bruscamente a temperatura. Pelo menos de uma a três ondas de frio mais intenso, com temperatura abaixo de zero grau nas áreas altas do Estado, em um período de três a cinco dias consecutivos, são esperadas para este inverno de 2018, favorecendo a ocorrência de geada em áreas amplas.

A neve também é esperada na região serrana, especialmente entre junho e julho. Lembrando que esses episódios com ondas de frio mais intenso são típicos do inverno catarinense.