Equipes de busca e resgate com cães participam de treinamento em Quilombo

Geral
Quilombo | 24/02/2017 | 10:07

Informações e foto: Corpo de Bombeiros

O Comando do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou nos dias 20 e 21 de fevereiro um treinamento com as equipes de busca e resgate com cães. O local escolhido foi a comunidade de Salto Saudades, interior de Quilombo.

Participaram da atividade dez bombeiros militares cinotécnicos e cinco cães. A região foi escolhida por fazer parte da região de atuação do 14º Batalhão de Xanxerê e por contar com cenário propício para a realização das simulações de busca de pessoas desaparecidas, busca diurna e noturna e ainda busca aquática.

“O local possui um rio com corredeiras o que se torna ideal para o treinamento com o cão, especialmente na busca de corpos desaparecidos na água”, explica o major Walter Parizotto, comandante do 14º Batalhão. Conforme o major, é fundamental acostumar o cão com a atividade noturna, já que a busca é feita devido ao faro e não por meio do campo de visão.

Xanxerê é referência no trabalho de busca com cães e o treinamento buscou aperfeiçoar o trabalho já realizado. “É através de treinamentos como este que podemos melhorar os métodos e aperfeiçoar técnicas já que para o cão, o treinamento é igual a uma ocorrência real”, explica Parizotto.

O tenente Domingos considerou que o treinamento também proporciona o entrosamento entre a equipe e o trabalho em sintonia é importante no resultado de cada busca e resgate. “Nessas horas podemos identificar as maiores dificuldades encontradas tanto pelo cão quanto pelas equipes de Bombeiros e diante disso, potencializar o treinamento."

Para o comandante de Quilombo, cabo Elivar, a atividade, além de proporcionar conhecimento e aperfeiçoamento aos militares, também trás os profissionais para perto da cidade, além de explorar as belezas naturais da região. “É importante para a nossa comunidade ter esta aproximação. Eles entendem que estamos cada vez mais nos preparando para dar a resposta necessária em cada situação peculiar. Além disso, Quilombo conta com belezas naturais que além de proporcionarem o turismo, ainda possibilitam a realização deste tipo de treinamento”, explicou.