Escola de Jupiá representará a região Oeste no Programa Parlamento Jovem

Geral
Jupiá | 25/10/2013 | 15:11

Informações: SDR São Lourenço do Oeste
Foto: Câmara Municipal

Alunos da Escola de Educação Básica Maria Madalena de Moura Ferro, de Jupiá, receberam nesta quinta-feira (24) orientações sobre o Programa Parlamento Jovem Catarinense. Criado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o programa visa possibilitar aos estudantes de escolas públicas e privadas momentos de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre política, democracia, participação e a vivência do processo democrático.

As escolas são sorteadas em sessão plenária da Assembleia Legislativa, sendo uma representante de cada região do Estado. Da região Oeste, a escola Maria Madalena de Moura Ferro foi a sorteada para se inscrever no programa na próxima edição. Para participar do Parlamento Jovem, o estudante deve ter até 21 anos e estar matriculado e frequentando regularmente o ensino médio em escolas públicas ou particulares.

A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira tem o objetivo de estimular a participação política da juventude, além de propiciar a experiência de atuarem como deputados, vivenciando a atividade político-parlamentar com a elaboração, apresentação e votação de projetos em Sessão Plenária. A 16ª edição do Parlamento Jovem ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro em Florianópolis.

O processo tem início na escola com palestras, debates, eleição dos estudantes representantes e elaboração de proposições de acordo com o tema e as necessidades do município e região.

Para o presidente da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor), Bolivar Turmina, que é vereador em Jupiá, a honra de ter a escola sorteada é dupla, afinal além de ser de seu município, foi ele o autor do projeto que instituiu o Parlamento Jovem, que está em seu segundo ano.