Escola implanta Geloteca para incentivar a leitura na comunidade

Geral
São Lourenço do Oeste | 15/03/2018 | 10:09

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Para estimular o hábito da leitura e também os conceitos de cidadania, a Escola Básica Municipal (EBM) Nossa Senhora de Lourdes, de São Lourenço do Oeste, localizada no distrito de Presidente Juscelino, criou a Geloteca, um projeto que tem por objetivo aproximar crianças e adolescentes dos livros e despertar neles a paixão pela leitura e pelo conhecimento.

A Geloteca foi lançada oficialmente na tarde de quarta-feira (14) durante a assembleia de pais. A diretora da escola, Edriane Brazzo, explica que todos têm acesso a materiais como livros, revistas, jornais e gibis, seja aluno, funcionário ou membros da comunidade. “A pessoa escolhe o material desejado e, após a leitura, devolve para a Geloteca”, diz.

Jocelei Ludwig Santin é professora de apoio pedagógico. Para ela, uma das grandes dificuldades dos alunos eram leitura e interpretação, algo que já melhorou significativamente depois que a Geloteca foi implantada. “Em poucas semanas já vemos o resultado positivo”, afirma. Além disso, a concentração dos alunos também aumentou. Sobre os materiais disponíveis, Jocelei diz que a escola utiliza o que tem na biblioteca, mas a comunidade pode participar com doações.

A EBM Nossa Senhora de Lourdes trabalha com alunos de 3 a 14 anos de idade, desde a Educação Infantil até 1º ao 9 º ano. Para o secretário de Educação de São Lourenço do Oeste, Alex Tardetti, para o aluno se interessar por qualquer se seja o tema, neste caso a leitura, precisa haver inovação na forma de chamá-lo para a atividade. “A Geloteca é uma ação diferenciada dentro da escola e com certeza vai despertar a curiosidade dos alunos”, enaltece. O secretário parabeniza a direção e todos os envolvidos pela ideia.

Espaço diferenciado

A Geloteca é na verdade uma geladeira que estava inutilizada, doada pela comunidade, e que foi transformada em uma pequena biblioteca. A professora de artes e espanhol, Leondina de Oliveira, ficou responsável pela ornamentação. A Geloteca fica em um cantinho da área coberta, espaço que recebeu muitas cores, bancos, almofadas e outros elementos para deixar tudo mais lúdico.

Para a professora, é importante que os alunos tenham leitura de mundo, mas também daquilo que é exato. “A leitura amplia o horizonte e consegue fazer a pessoa viajar.”, explica a professora, reforçando a importância de os alunos terem um ambiente agradável e prazeroso.

A diretora Edriane adianta que a escola já trabalha para criar outras Gelotecas e espalhá-las pela comunidade. “Esperamos que os alunos resgatem aquela paixão pela leitura, como em outros tempos, e tenham parte de seu tempo dedicado a ela”, finaliza.