Escolas particulares retornam parcialmente suas atividades presenciais em Pato Branco

Geral
Pato Branco (PR) | 25/09/2020 | 17:32

Informações e foto: Diário do Sudoeste

Em entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira (25), a Regional Sudoeste do Sindicato das Escolas Particulares do Sudoeste do Paraná (Sinepe-PR) anunciou o retorno parcial das atividades presenciais nas escolas particulares de Pato Branco. Além do diretor presidente do Sindicato na Regional, Fabricio Pretto Guerra, e da diretora de Ensino Superior do Sinepe, Ivone Maria Pretto Guerra, o evento contou com a participação de representantes das escolas particulares de Pato Branco.

Segundo Guerra, o retorno parcial será a partir de 1º de outubro e em todas as 12 escolas particulares do município poderão ser oferecidas atividades de apoio pedagógico individualizado às crianças que mais necessitarem ou tiverem mais dificuldades socioemocionais.

Ensino superior e 3º ano do EM

Retornam também as atividades práticas do ensino superior [aos alunos que estejam em fase de conclusão do curso], as atividades presenciais do terceiro ano do Ensino Médio e do pré-vestibular, bem como o apoio individualizado aos demais níveis de ensino. “O retorno do ‘terceirão’ será opcional para as famílias que realmente querem aderir. Quem não quiser e optar por continuar em assistir as aulas on-line terá essa possibilidade”

Guerra acrescenta que a mesma coisa será em relação ao apoio pedagógico. “Ou seja, as famílias, que não se sentirem seguras, não vão necessariamente levar seus filhos à escola. Então o convite fica aberto para todos e é opcional”.

Com apoio dos três órgãos, Secretaria Municipal de Saúde e Ministério Público do Paraná (MPPR), Pato Branco é o primeiro município do Paraná a conseguir o respaldo para retornar às atividades. “Há cerca de três meses começamos a fazer várias reuniões entre as escolas e as autoridades do município. E, em comum acordo, decidimos pelo retorno”, afirma.

Ele diz que já existe um protocolo [aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde]. Porém, ocorrerá reunião na manhã da próxima terça-feira (29), no Largo da Liberdade, onde haverá definição de alguns pontos, como número de alunos e se será necessário revezamento nas turmas de 3º ano do Ensino Médio. “Além disso, todos os demais protocolos de segurança serão seguidos, como distanciamento, uso de máscaras, cada aluno com sua garrafa d’água e inutilização de refeitórios”.