Espaço Cidadão nasceu em 2008 depois de uma iniciativa dos servidores do Legislativo

Política
São Lourenço do Oeste | 22/04/2015 | 17:45

Informações: Angela Maria Curioletti
Foto: Câmara Municipal

O projeto já atua há sete anos junto a Câmara Municipal. Começou num espaço menor e com dois computadores apenas, uma ideia que partiu dos servidores públicos e que caiu nas graças da comunidade.

Em 2008, a Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste instituiu o projeto Espaço Cidadão, com o objetivo de oportunizar o acesso digital a todas as pessoas, não importando a idade. Secretário executivo da Câmara, Éderson Hermann conta que a ideia surgiu depois de uma troca de computadores na parte administrativa da Casa. Dois computadores foram trocados por estarem obsoletos para o trabalho interno do Legislativo, mas estavam em perfeitas condições para outros trabalhos. “Ao invés de doar, como muitos órgãos públicos fazem, tivemos a ideia de deixá-los a disposição da comunidade”, diz o secretário.

A Câmara Municipal já contabiliza um grande número de pessoas que já utilizaram o Espaço Cidadão, mas a maior parte delas ainda é de alunos, que usam os computadores para realizar trabalhos escolares. Hoje são seis computadores com acesso a internet, tudo de foram gratuita.

Baixo investimento

Hermann frisa que o investimento, na verdade, nem existe, pois os computadores são todos reutilizados, a luz e a internet são as mesmas da Câmara. Com a reforma da Câmara Municipal, realizada em 2014, o Espaço Cidadão ficou num local ainda mais acessível, confortável e prático para seus usuários. O Legislativo lourenciano funciona das 13h às 19h.