Especial: entrevista com o gerente executivo do Comitê Desportivo Municipal

Esporte
São Lourenço do Oeste | 07/07/2014 | 09:36

Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Divulgação

O Portal Minutta entrevistou Adirlei Carlos Santian, gerente executivo do Comitê Desportivo Municipal (CDM) de São Lourenço do Oeste. Ele faz sua avaliação sobre o primeiro semestre de trabalho e ainda revela qual é o seu desejo à frente do CDM.

Minutta - Como você avalia o primeiro semestre do Comitê Desportivo Municipal?
Santian - O CDM iniciou o ano de 2014 satisfeito com as realizações do ano de 2013, principalmente por ter conseguido trocar todo o telhado do ginásio de esportes do Centro, feito que possibilitou o trabalho normal dos articuladores nas escolinhas, que atendem mais de 600 crianças. Neste primeiro semestre tenho buscado agilizar as reformas dos ginásios Santa Catarina e São Francisco, projetos encaminhados em 2013 e que ainda não foram licitados. Com relação aos trabalhos, considero que anda de forma natural. Desenvolvemos o primeiro Campeonato Municipal de Bocha Rafa Vollo, já encerrado e bem avaliado pelos participantes. Desenvolvemos as fases municipais dos Jesc 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) e estamos participando do estadual de futsal Sub-15 e Sub-13. Começamos agora a participar do estadual de futebol de campo Sub-15 e iremos participar do Sub-13 a partir de agosto. Uma das primeiras competições do ano e, que estão em andamento, é ade futebol de campo amador. Iniciamos ainda o 24° Campeonato Municipal de Bocha Sul-Americana. Por essas realizações e por algumas de infraestrutura não resolvidas até o momento, avalio de regular a bom este primeiro semestre.

Minutta - Sobre o municipal de campo, em que fase o evento esportivo está?
Santian - Infelizmente as chuvas do mês de junho atrasaram o nosso campeonato. Estamos no final da segunda fase, onde temos dez equipes disputando a série A e oito equipes disputando a série B. Neste momento, estão classificadas para a série A as equipes do Brasil de Frederico Wastner, Vasco de Presidente Juscelino, Casa do MDF, Cruzeiro, Três Voltas, São José do Lageado Antunes. Disputam as últimas vagas a Vermelhinho contra Cruzeiro de São Roque e a outra Rezene Móveis contra Brahma São João, as quais farão posteriormente um cruzamento de ida e volta para definir os semifinalistas. Na série B foi realizada apenas uma rodada e está totalmente indefinida.

Minutta - O CDM apoia o Futsal São Lourenço. Qual a sua avaliação sobre a estrutura atual do time?
Santian - Estamos apoiando o Futsal São Lourenço na Primeira Divisão do Estadual fornecendo todo o material necessário para o treinamento semanal, transporte, uniformes, transferências de atletas e divulgação. Acho que o futsal está trabalhando de forma correta, priorizando trabalhar com atletas formados na base de nosso município, onde os atletas residem aqui e moram com sua famílias, fato que ajuda a reduzir custos. Alguns reforços são necessários, mas não devem ser contratados de forma afoita, que acabam gerando gastos desnecessários e sem resultados. Agora com a chegada do Jorge Alex, acredito que tenhamos acertado na contratação, só precisamos angariar em resultados. Em relação a estrutura, ainda dependemos de patrocínios de muitas empresas, que doam o máximo que podem para ver a nossa equipe bem representar São Lourenço, mas ainda precisamos de um grande patrocinador que possa arcar com mais de 50% dos custos. Desta forma, facilitaria o trabalho de toda a diretoria, principalmente na montagem da equipe.

Minutta - E a infraestrutura do esporte lourenciano, há algum projeto para a construção de um novo ginásio de esportes?
Santian - No ano de 2013 encaminhamos um projeto para construção de um novo ginásio de esportes para São Lourenço do Oeste, junto ao Ministério dos Esportes, dependemos muito desta aprovação para podermos viabilizar a construção do mesmo, pois com recursos próprios é praticamente impossível.

Minutta - Há alguma ação que você gostaria de realizar como gerente do CDM?
Santian - Já solicitei ao secretário de Desenvolvimento Urbano, Ilvo Ioris, um levantamento do campo do Parque Bracatinga para fazermos um estudo e, posteriormente, a confecção de projeto para fazermos daquele local o nosso estádio municipal. O que gostaria de deixar pronto seria a ampliação do campo, convertendo para medidas oficiais, construção de vestiários novos e construção de uma ala de arquibancadas.