Estado é o primerio a ter um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa da Administração Pública

Geral
Florianópolis | 29/11/2013 | 18:46

Informações: Governo do Estado
Foto: Reprodução

Em uma iniciativa pioneira, o Governo do Estado lançará, nesta segunda-feira (2), o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa da Administração Pública Direta e Indireta de Santa Catarina. “Esta ação inovadora da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável reuniu servidores de 86 instituições que compõe a administração pública estadual, que participaram de capacitações e recolheram dados, resultando neste documento”, explicou a secretária em exercício do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Lucia Dellagnelo.

A solenidade, que contará com a participação do governador Raimundo Colombo, será no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), às 14h.

A primeira etapa do trabalho, realizada em novembro de 2012, foi de sensibilização, com objetivo destacar a importância do projeto para o Governo do Estado e para a sociedade, bem como, motivar e conscientizar os membros da equipe. Já no mês seguinte foi a fase de capacitação, que consistiu em oficinas técnicas, ministradas pelo Centro de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces /FGV), onde foram abordados os aspectos práticos da metodologia GHG Protocol, tais como coleta de dados e elaboração dos relatórios técnicos. No total, 113 servidores públicos aplicaram seus conhecimentos para o diagnóstico de emissões de gases de efeito estufa.

“O resultado deste trabalho é fundamental para a criação de políticas públicas sustentáveis e que gerem mais economia ao poder público”, declarou o diretor de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da SDS, Daniel Casarin Ribeiro. Segundo ele, a ideia é que a cada dois anos os dados sejam atualizados, verificando, assim, se as ações propostas para redução dos gases de efeito estufa estão sendo implantadas e qual a eficiência delas.