'Estamos saindo do PSDB porque não queremos mais ficar aqui', diz ex-prefeito Tomé

Política
São Lourenço do Oeste | 20/02/2019 | 17:54

Autor e foto: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta

Uma coletiva na tarde desta quarta-feira (20) oficializou a decisão de um grupo do PSDB: estão deixando o partido. O presidente da sigla e ex-prefeito de São Lourenço do Oeste, Tomé Etges, explicou que isso acontece por divergências de ideias e de posicionamento político.

A decisão vem depois da nomeação de Agustinho Menegatti (PSDB), ex-presidente da Câmara Municipal e vereador licenciado, como secretário de Agricultura, levando com ele ainda outros filiados. Porém, explica Tomé, a decisão que levou à desfiliação vai muito além.

Atualmente o PSDB lourenciano conta com cerca de 650 filiados, sendo que em torno de 100 já deixaram a sigla. A vereadora Loreci Smaniotto de Oliveira explica que nos próximos dias o número deverá aumentar. Ainda, explicou que permanecerá no partido para cumprir seu mandato como vereadora, mas confirma que poderá mudar na "janela", ou seja, março de 2020, segundo a lei eleitoral.

Para Tomé, a atitude de algumas lideranças do partido foram contrárias ao que eles pensam, que é fazer a oposição. "Compete ao nosso grupo político fazer oposição", diz ele, enfatizando o porque de deixar a sigla. "A decisão é irrevogável e vamos para um momento em que retomamos nossa liberdade partidária, para nos posicionarmos."

Sobre a decisão de uma nova sigla agora, o grupo disse esse não é o objetivo, mas Tomé frisou que respeita muito a liderança de Napoleão Bernardes, ex-prefeito de Blumenau e candidato a vice-governador em 2018. Ele também deixou o PSDB e informações extraoficiais dizem que ele pode ir para o Podemos. Para Tomé, Napoleão é a melhor expressão da nova política.

O ex-prefeito Tomé também disse que este movimento que o grupo está fazendo não é de esvaziamento, "é um movimento contra a destruição da legenda".

Sobre o sentimento que fica com relação aos companheiros que ingressaram no governo, Tomé falou que não se sente traído, mas sim decepcionado. Para ele, os políticos devem ter atitudes de elevação. 

Também participaram da coletiva o ex-prefeito Nivaldo Lazaron e o ex-secretário da executiva municipal, Walter Linhares.