Eventual ausência de certidões não impede a protocolização do requerimento do registro

Política
São Lourenço do Oeste | 12/08/2016 | 09:40

Autor: Marcelo Coan
Foto: TRE-SC

Tendo em vista as dificuldades operacionais para a obtenção das certidões criminais da Justiça Estadual - em face do grande volume de pedidos relacionados aos registros de candidatura para as Eleições 2016 -, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) comunica que a eventual ausência das referidas certidões não impede a protocolização do requerimento do registro.

Registro

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos políticos e coligações têm até segunda-feira (15) para apresentarem, no cartório eleitoral competente, o requerimento de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador para as eleições deste ano.

Vale lembrar que não haverá plantão nos cartórios eleitorais de Santa Catarina nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo). Assim, os partidos devem se organizar para protocolizar os pedidos de registro a tempo. Os cartórios eleitorais funcionarão, no dia 15 de agosto, das 9h às 19h.

Segundo o sistema do TSE, dos municípios da região, somente Cordilheira Alta, Coronel Freitas e Formosa do Sul já apresentaram pedidos de registros de candidaturas. No caso de Cordilheira Alta, foram 17 pedidos para a disputa ao Legislativo e um para o Executivo (prefeito e vice). No caso de Coronel Freitas, o sistema aponta dez pedidos de registros de candidaturas, todos para a disputa ao Legislativo. Formosa do Sul aparece no sistema com um pedido de registro para a disputa do Executivo (prefeito e vice) e 16 pedidos para a disputa de cadeiras na Câmara Municipal.

Em São Lourenço do Oeste uma dupla protocolou o pedido de registro de candidatura à majoritária na tarde de quarta-feira (10), mas ainda não aparece no sistema do TSE. Os pedidos de registros dos três municípios aguardam julgamento.