Ex-prefeito é homenageado pela Câmara Municipal

Política
Campo Erê | 14/03/2015 | 08:43

Autor: Marcelo Coan
Foto: Lindomar Furtado/Reprodução Facebook

Na noite de quinta-feira (12), na Câmara Municipal de Campo Erê o ex-prefeito, Darci Furtado, recebeu o título de Cidadão Honorário do município. A honraria, aprovada pela Casa de Leis, foi uma indicação dos vereadores Ademar Alberton, Adir Krefta, Laudir Carlos Dala Corti e Leonir Teske.

Alberton, que é presidente do Legislativo, disse que a homenagem é justa, pois Furtado deixou marcas importantes para a municipalidade. Entre elas, citou a condução do processo de emancipação e implantação dos municípios de Saltinho, São Bernardino e Santa Terezinha do Progresso, ambos pertencentes a Campo Erê e que hoje apresentam um bom desenvolvimento.

Não deixou de citar também a criação do Centro de Educação Profissional (Cedup) do município e a construção de 294 casas populares que formam hoje o conjunto habitacional Cohab, nos bairros São Francisco e Jardim Esperança. “Com essa mensagem a sociedade vai conhecer um pouco mais do trabalho realizado na época por Furtado”, disse.

Histórico

Furtado nasceu no dia 8 de junho de 1951 no município de Soledade (RS). Filho de Johan Pedro Furtado e Thereza Sbardelotto Furtado. Fixou residência em Santa Terezinha do Progresso, em Campo Erê, em 1961. Em 1973 casou-se com Noeli Furtado e teve três filhos: Leandro, Lindomar e Marcia.

Iniciou as atividades de comércio de cereais em Santa Terezinha do Progresso. Em 1982 foi convidado a filiar-se no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e, em seguida, a ser candidato a vice-prefeito na chapa de Gasparino Raimondi. Com a eleição para o mandato de 1983 a 1988, em junho de 1986 assumiu o Executivo após o licenciamento do atual prefeito, cumprindo o mandato até 31 de dezembro de 1988.

Em novembro de 1992 foi eleito prefeito para o mandato de 1993 a 1996. Atualmente reside na cidade de Maravilha (SC).

Nova mesa diretora

Diferente da maioria das Casas de Leis que fazem a eleição da mesa diretora no final do mandato, a Câmara Municipal de Campo Erê elegeu na quinta-feira (12) os vereadores que irão comandar o Legislativo em 2016. A prática é legal, pois recentemente foi aprovada uma resolução de lei que trata do assunto. Com a mudança, a eleição pode ser feita a qualquer momento, desde que siga os ritos legais previstos no Regimento Interno.

O presidente da Casa de Leis explicou que a eleição foi realizada nesse período para evitar problema no final do ano com envolvimento político, já que 2016 será um ano eleitoral.

Foi eleita a chama composta Laudir Dalla Corte (presidente), Adelir Bussolaro (vice), Ademar Alberton (primeiro secretário) e Leonir Teske (segundo secretário).