Ex-prefeito e servidor municipal têm bens indisponibilizados

Política
Xaxim | 02/02/2017 | 15:22

Informações: Ministério Público
Foto: Reprodução/Internet

Idacir Antônio Orso, ex-prefeito de Xaxim, e o servidor público Alfeu José Mattiell tiveram decretada a indisponibilidade de bens até o valor de R$ 26 mil em ação civil pública ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xaxim.

A decisão foi proferida pelo Juízo 2ª Vara da Comarca de Xaxim e visa garantir o ressarcimento do dano causado pelos dois ao patrimônio público entre janeiro e junho de 2015 se a ação for julgada procedente. Na ação, os promotores Diego Roberto Barbiero e Simão Baran Junior sustentam que na época Orso era prefeito de Xaxim e teria nomeado Mattiello como secretário da Mulher, Juventude e Terceira Idade, mesmo sabendo que continuaria a exercer suas atividades regulares do cargo efetivo que ocupava no departamento de serviços urbanos da prefeitura.

De acordo ação civil pública movida pelo MPSC, a nomeação teria sido realizada apenas com o objetivo de beneficiar financeiramente Mattiello, que recebeu remuneração referente ao cargo de Secretário sem realmente ter exercido a função.

Conforme apurou a promotoria em inquérito civil, Uilian Cavalheiro, secretário de Assistência Social na época do ocorrido, afirmou ter assumido materialmente as funções da secretaria a qual Mattiello foi designado. Além disso, servidoras que trabalhavam na Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade também confirmaram que Mattiello não atuava como secretário.

Com base nas informações retiradas do Portal da Transparência, Mattiello teria recebido indevidamente mais de R$ 26 mil, valor agora indisponibilizado tanto de Orso como de Mattiello. A decisão é passível de recurso.