Exército do Oeste de SC receberá novo tanque de guerra

Policial
São Miguel do Oeste (SC) | 27/09/2019 | 18:55

Informações: Portal São Miguel
Foto: Exército

O 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RCMec) de São Miguel do Oeste (SC) será a primeiro do Estado a receber o novo blindado VBTP-ME, RD Guarani. A expectativa é a de que o novo equipamento chegue ao quartel em março de 2020.

De acordo com o comandante do regimento, coronel Carlos Alberto Moutinho Vaz, a escolha pelo quartel de São Miguel do Oeste é estratégica por se situar em região de fronteira. Conforme Vaz, o novo blindado é um salto na tecnologia empregada no regimento. "Nossos blindados atuais foram desenvolvidos nos anos 1970 e aperfeiçoados em 1980, contendo uma tecnologia já ultrapassada. Já o Guarani vem equipado com tudo que há de novo em equipamentos de guerra", complementa.

Vaz salienta que o tanque de guerra será empregado tanto em atividades com maior combate quanto nas ações nas faixas de fronteira, como a Operação Ágata e a Fronteira Sul.

A máquina, fabricada em Sete Lagoas (MG), terá capacidade para transportar até oito militares, além do comandante, do motorista e do atirador. Outro destaque é de que o blindado é equipado com propulsores de hélices, o que proporciona capacidade de operar em meios aquáticos.

O blindado pesa 18 toneladas e é abastecido com diesel ou querosene de aviação. Possui um sistema de mira a laser e comanda automaticamente a torre do caminhão, quanto ativada.