Experiências de um lourenciano em Portugal

Geral
Braga, Portugal | 22/10/2013 | 12:46

Por Rafael Antonio Novelo
Fotos: Arquivo pessoal

Meu nome é Rafael Antonio Novelo, 19 anos, brasileiro com orgulho e moro em Braga, Portugal desde o dia 18 de setembro de 2013. Sou estudante de Licenciatura em Letras – Português e Inglês na Universidade Federal Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), mas no dia 1° de julho de 2013 fui convidado a participar do Programa de Licenciatura Internacionais (PLI) – Graduação Sanduíche –, programa idealizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É um programa de intercâmbio pouco conhecido e mal divulgado (eu mesmo e minhas colegas, que estão juntas comigo nesse programa, nunca tínhamos ouvido falar de tal programa até sermos convidados a participar dele) que visa a melhor formação de professores para o Brasil todo, de Norte a Sul.

Já estou aqui a mais de um mês, mas ainda estou adaptando-me a nova realidade. Braga é muito semelhante às cidades do sul do Brasil, geralmente falando (inclusive climaticamente, só que aqui as chuvas são mais frequentes), salvo as maravilhosas e históricas construções que são incomparáveis, uma vez que Braga é uma cidade histórica.

Quando você ouvir alguém falando que o português falado no Brasil é o mesmo que o falado em Portugal, não acredite. Não são nem as palavras e expressões estranhas dum português ao outro, mas a forma como ele é falado. E isso é muito interessante e enriquecedor para a interação de portugueses e brasileiros, que se divertem muito quando estes não se entendem embora estejam “falando a mesma língua”.

Tive a oportunidade de fazer um passeio turístico aqui em Portugal, organizada pelo grupo de estudantes Erasmus (grupo que tem a opção de mobilidade de estudar em outros países da União Europeia) e ver algumas de suas muitas belas paisagens e interagir com pessoas de outros países como China, Alemanha, Grécia, Espanha só para citar alguns.

Permita-me falar um pouco sobre a Universidade do Minho, a qual estudo aqui em Portugal. É umas das melhores do mundo (uma das 400 melhores, segundo o conceituado ranking Times HigherEducation), mas muito diferente da UTFPR ou qualquer Universidade do Brasil. Digo que vou conseguir me adaptar aqui em Braga, mas na universidade, isso é outra coisa. Mas no geral é só eu continuar estudando, assim tudo vai dar certo.

Agora, o ultimo aspecto do qual eu quero falar, é os amigos que já fiz nesse curto espaço de tempo em que estive aqui (acho que é mais do que eu fiz nos meus 19 anos de vida). Já tenho muitos amigos portugueses, é claro. Tenho também uma amiga espanhola, que está na minha turma de Linguística Aplicada, que ajudo com o nosso complexo português, quando ela não entende, através do inglês. Isso me lembra da importância do inglês. É necessário falarmos uma língua que é entendida no mundo todo, agora eu vejo isso e isso aumenta a paixão que tenho por essa língua. Sem ela não teria feito amizades com pessoas da Espanha, Itália, Alemanha, China, Marrocos, Bulgária entre outros. Minha dica pra quem esteja lendo esse texto: aprenda o inglês, uma hora ou outra você vai precisar dele e é bom que você esteja preparado. Graças a Deus eu estava.

Um último recado direcionado a minha família e amigos. Quero dizer que os amo muito e que estou muito bem e feliz e preocupações são desnecessárias da parte de vocês. A saudade é grande, mas este é um sentimento saudável nas medidas corretas.

Agora o último recado: viajar de avião é uma coisa terrível e desconfortável e se eu puder evitar esse tipo de meio de transporte, evitarei. Ainda bem que a viagem valeu a pena (e geralmente quando você faz uma viagem de avião, vale a pena).