Faca é apreendida e casa é periciada; policial foi morto pela filha

Policial
São Miguel do Oeste (SC) | 19/10/2021 | 14:10

Informações: ND+
Foto: Portal Peperi

Uma equipe do Instituto Geral de Perícias periciou, na segunda-feira (18), a casa onde o agente da Polícia Civil Neife Luiz Werlang, 46 anos, foi assassinado em São Miguel do Oeste (SC). A filha dele, de 12 anos, e uma amiga, de 13, confessaram o crime.

O IGP informou que uma faca e aparelhos eletrônicos foram apreendidos na casa da família. Também foi coletado material genérico que será confrontado com as provas apreendidas no local. Não há previsão de quando os laudos devem ficar prontos. A cena do crime ainda deve ser periciada novamente.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina detalhou que as duas adolescentes seguem apreendidas por 45 dias no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) em Chapecó (SC).

As adolescentes são tratadas como suspeitas e foram ouvidas pelo delegado responsável pela investigação logo após o crime. Elas ainda deverão ser ouvidas duas vezes, uma pelo Ministério Publico e outra pelo juiz, que também deve ouvir testemunhas. Depois disso, o magistrado definirá se responsabilizará as meninas.

O corpo do policial passou por necropsia e depois foi sepultado na tarde de sábado (16). A despedida ocorreu na igreja matriz de São Miguel do Oeste e encerrou no cemitério municipal. Amigos, familiares e colegas de profissão participaram da despedida e formaram um cortejo pela cidade.

A filha do agente policial pediu à Justiça autorização para comparecer ao velório do pai, o que foi negado pelo juiz com a alegação de que “o caso é de grande comoção social, devendo-se preservar, inclusive, a integridade física da adolescente”. O despacho do juiz considerou ser “difícil até achar palavras para negar pedido tão impróprio, numa hora igualmente tão imprópria”. O texto diz, ainda, que, “ao desferir as facadas como fez, ela já se despediu do pai”.

O caso, que ainda está sendo investigado pela Diretoria de Investigação Criminal (DIC), está em sigilo por envolver adolescentes. No entanto, a Polícia Civil apurou que o ataque teria sido planejado.

Quem era Neife?

O agente Neife Luiz Werlang ingressou na Polícia Civil em junho de 1996. Ele iniciou a função na comarca de Itapiranga (SC). Depois na delegacia de comarca de São Miguel do Oeste e na delegacia de polícia da comarca de Xanxerê (SC), além da DIC de São Miguel do Oeste.

Atualmente, era responsável pelo setor de alvarás da delegacia regional de São Miguel do Oeste e da delegacia de Paraíso (SC).