Feal atrai cerca de 30 mil visitantes

Geral
São Lourenço do Oeste | 08/09/2013 | 19:25

Autor e foto: Marcelo Coan

Com quatro dias de exposições, a segunda edição da Feira e Amostra Lourenciana (Feal), que iniciou na última quinta-feira (5) e encerrou neste domingo (8), atraiu cerca de 30 mil visitantes. Com um aumento de aproximadamente 30%, quando comparado com a edição de 2012, neste ano foram comercializados 100 estandes para 86 empresas.

De acordo com o presidente da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), Roberto Casagrande, baseado numa pesquisa feita, junto aos expositores, a feira foi positiva. Ele contou que algumas coisas precisam ser melhoradas, mas no geral o evento agradou os expositores no volume de vendas e prospecções de negócios futuros.

Como no município não há muitos atrativos, Casagrande disse que além de ser uma oportunidade de negócios e de exposição das marcas, é um momento diferente para as famílias.

Ainda que não exista o número preciso de quantas pessoas passaram pela feira, o presidente da Acislo acredita que o número deve ficar na casa dos 30 mil. A projeção foi baseada em levantamentos feitos pela organização e, também, pela polícia e bombeiros. Já sobre o número de negócios fechados, Casagrande explicou que haverá um levantamento junto aos expositores e o valor deve ser divulgado no meio da semana.

Conforme o diretor executivo da Acislo, Gilberto Wohlfarth Junior, apenas no sábado (7) os levantamentos apontaram que cerca de 18 mil pessoas passaram pelo evento. Ele contou que visitantes de toda a região do Noroeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná passaram pela feira. “Tivemos o feedback de pessoas de Guaraciaba, São João do Oeste e São Miguel do Oeste”, disse ele.

Na avaliação de Wohlfarth Junior, o aumento no número de pessoas se deu, em grande parte, pela carência que a cidade tem de grandes eventos. Além disso, ele lembrou a qualidade dos expositores e as condições diferenciadas, especialmente de preços e a data escolhida – em função do feriado de Sete de Setembro.

Segundo o coordenador do Núcleo Imobiliário de São Lourenço do Oeste, Elcio Klaus, a participação da Feal é importante, pois é a oportunidade para as empresas exporem seus serviços ou produtos. Ele lembrou também que o Núcleo – criado a pouco mais de um ano - aproveitou a feira para expor o 1º Feirão de Imóveis.

Para o lourenciano Roberto Rosin, que aproveitou a tarde deste domingo (8) para visitar o evento, a feira estava organizada e os estandes atrativos. Embora não tenha participado da primeira edição realizada no ano passado, ele adiantou que se houver uma nova edição certamente irá participar, pois é uma oportunidade de conhecer produtos ou serviços diferentes.

Próxima edição

Como a segunda edição superou as expectativas, especialmente no número de visitantes, a Acislo já projeta uma terceira edição para o ano de 2014. Casagrande falou que os próprios expositores estão pedindo para que a Associação inicie a organização de uma nova edição.

Mesmo que tenha adiantado que não vai disputar novamente o cargo de presidente da Associação, Casagrande falou que é preciso iniciar os trabalhos agora, “em parceria, talvez com o município, para fazer uma edição ainda melhor. Acredito que o próximo presidente da Associação deva reunir todos os coordenadores e começar a pensar na próxima edição”, frisa.

Ainda que a diretoria da Acislo deva ser trocada, Wohlfarth Junior adiantou que já existe um trabalho para a organização de um novo evento. Segundo ele, é preciso definir se a feira vai ser realizada em 2014 ou se acontecerá bianual, ou seja, a cada dois anos. “Tudo isto vai depender da vontade de nossos expositores”, resumiu ele.

Direção da Acislo

Embora pudesse buscar a reeleição, Casagrande disse que é bom que aconteça a renovação. “Penso que novas ideias são saudáveis”, disse ele, adiantando que quem irá encabeçar a chapa para a eleição da nova diretoria é o empresário Jandir Bortoluzzi.

O atual presidente da Acislo disse que outras chapas poderão ser compostas, porém Bortoluzzi será a sua indicação.