Fenômeno El Niño entra em cena nos próximos três meses

Geral
São Lourenço do Oeste | 29/05/2014 | 08:37

Informações: Epagri/Ciram
Foto: Arquivo/Minutta

O fenômeno El Niño de 2014 estará em processo de configuração nos próximos três meses, assim não influencia significativamente os meses de junho e julho, mantendo a previsão de chuva para o trimestre dentro da média climatológica para a maioria das regiões de Santa Catarina, sobretudo para o Oeste.

De acordo com informações da Epagri/Ciram, o inverno é a estação do ano que ocorre menos chuva no Estado e as ocorrências de temporais com ventania e granizo diminuem. Mesmo assim, eventos extremos podem ocorrer no final do outono e durante o inverno, como em qualquer época do ano, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo que resultam em alagamentos e/ou deslizamentos.

Climatologia outono/inverno

O mês de julho é um pouco menos chuvoso em relação ao mês de junho e os valores esperados de chuva variam de 115 a 180mm nas regiões Oeste e Meio Oeste. Também é a época de formação e deslocamento dos ciclones extratropicais pelo litoral Sul do Brasil, que trazem perigo para a navegação e a pesca em embarcações de pequeno e médio porte.

Outras características no mês de junho e alguns dias de inverno são nevoeiros à noite, madrugada e primeiras horas da manhã e a grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima), ou seja, o dia começa com temperaturas mais baixas e durante a tarde, com a presença do sol, a temperatura sobe de forma mais acentuada.