Filhas da Caridade dão adeus a São Lourenço do Oeste

Geral
São Lourenço do Oeste | 15/01/2014 | 00:29

Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Marcelo Coan

A edição nº. 36 do Informativo da Paróquia São Lourenço Mártir, de janeiro deste ano, trás um relato da história das Filhas da Caridade de São Vicente de Paula, que depois de décadas de dedicação e trabalho pela comunidade, deixam os lourencianos para assumirem outras atividades. Desde o início, algumas irmãs marcaram sua passagem pela cidade com ações de voluntariado e solidariedade ao próximo.

Um breve relato do que trás o informativo:

Em 12 de janeiro de 1956 chegaram a São Lourenço do Oeste as três irmãs Filhas da Caridade: Celestina Zaffari; Joaquina Camargo e Ana Antunes, substituindo as irmãs franciscanas. As novas irmãs passaram a atender o ensino local do grupo Sóror Angélica. Em 1996, a Escola Estadual Sóror Angélica foi construída e as irmãs saíram do educandário.

Em 1970 inaugurou-se o educandário Santa Maria Goretti. As irmãs lecionavam, atendiam a catequese, iniciaram o internato misto e deram atenção especial às vocações. Em 1985 as irmãs deixaram o educandário Santa Maria Goretti, que foi vendido à prefeitura. A atual residência, localizada ao lado da sede do lar dos idosos do Centro, chegou a elas em 1988.

Hoje, a Província das Irmãs tem 402 integrantes - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul -, sendo que metade tem mais de 70 anos de idade. Por isso, a Província precisa fechar algumas casas. As irmãs Ana, Lucila e Lúcia Anita estão deixando São Lourenço do Oeste para assumir outra casa e deixam seu agradecimento por todo o carinho que receberam.