Filhos de primeira vereadora de São Lourenço do Oeste visitam Câmara Municipal

Política
São Lourenço do Oeste | 13/02/2017 | 22:01

Autor e foto: Angela Maria Curioletti

Primeira vereadora mulher eleita em São Lourenço do Oeste, Carmela Garcia (em memória) exerceu a função de 1959 a 1962. Atuante em sua época, ela foi homenageada dando o nome do centro de comercialização do município, prédio onde atualmente funciona o Senai.

Na noite desta segunda-feira (13), na Câmara Municipal, quatro filhos de Carmela, além de uma nora e de um genro, prestigiaram a sessão. Na verdade, eles chegaram ainda no fim de semana na cidade, onde participaram da Festa da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no distrito de Presidente Juscelino, interior da cidade. O nome do distrito, inclusive, foi uma indicação de Carmela.

Segundo Alda, uma das filhas, foi sua família quem doou o terreno onde hoje fica a gruta de São Valetin à Mitra. Ela diz que o pai é quem localizou a gruta e, depois, a mãe foi quem levou a primeira imagem do santo. Eles nunca tinham participado da festa da gruta, pois todos moram em outros Estados, atualmente.

A vereadora Marlice Perazoli (PMDB) citou as dificuldades que as mulheres têm de serem reconhecidas na política e de serem eleitas, mencionando que na década de 50 isso era, com certeza, ainda mais difícil.

Provando que "o fruto não cai longe do pé", Alda seguiu os passos políticos da mãe. Foi vereadora e vice-prefeita na cidade onde mora, Presidente Epitácio (SP). Seu marido foi prefeito.