Fórum Empresarial foca na formação e informação dos participantes

Geral
São Lourenço do Oeste | 07/10/2015 | 10:52

Informações e foto: Acislo

Há alguns anos, a Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) adotou um novo formato para um dos seus maiores eventos, o Fórum Empresarial. Antes realizado em vários dias da semana, agora todas as atividades ficam concentradas num único dia, onde a diretoria entende que se concentra um número maior de pessoas, que acabam aproveitando mais o evento.

Grandes e pequenos empresários, colaboradores, gente que está pensando em abrir o próprio negócio ou simplesmente pessoas curiosas com os temas oferecidos. Foi este público que esteve participando da 19ª edição do Fórum Empresarial da Acislo, realizada no Clube Recreativo Araucária (CRA) nesta terça-feira (6). Os workshops começaram à tarde com Thiago Pisetta (proteção intelectual), Sergio Matte (exportação) e Doreni Caramori (gestão empresarial).

À noite ficou reservada para as duas palestras, que reuniu cerca de 350 pessoas. Paulo Amorin falou sobre a transformação do mercado de trabalho, enquanto que o presidente da Chapecoense, Sandro Pallaoro, contou sobre o case “De D para A em quatro anos”, a ascensão do time do Oeste catarinense que permanece na elite do futebol brasileiro.

O Fórum Empresarial foi criado pela Acislo em meados dos anos 90 depois que os empresários perceberam que precisavam de atualização e de mais informações sobre a atualidade, principalmente de questões econômicas. Depois da primeira edição, o evento nunca mais deixou de ser realizado, tornando-se hoje uma das maiores ações da entidade.

Formação e informação

O presidente da Acislo, Jandir Bortoluzzi, disse que tem certeza de que as empresas vão implementar inovações depois de terem participado de mais uma edição do Fórum Empresarial. O evento, para ele, foi pensado justamente na troca de experiências e quando as pessoas aderem ao associativismo, tudo fica mais fácil.

Sobre as capacitações da Acislo, Bortoluzzi diz que a diretoria percebeu a solicitação dos associados por formação e informação. “E a gente buscou este ano direcionar o foco para isso. Em 2015, imaginamos ter cumprido esta proposta. Ofertamos este ano 31 capacitações e atingimos milhares de pessoas”, reforça.

O presidente da associação aproveitou para adiantar uma novidade. Em novembro deste ano, pela primeira vez em São Lourenço do Oeste, será realizado um seminário internacional onde o tema será energias renováveis e eficiência energética.

Chapecoense

Uma das palestras mais aguardadas do 19º Fórum Empresarial foi com o presidente da Chapecosene, Sandro Pallaoro. Ele explanou sobre a história do clube, principalmente a ascensão rápida da Série D para a Série A do Campeonato Brasileiro. Destacou feitos históricos como a participação do time na Sul-Americana. “A Chapecoense virou um case”, diz Pallaoro. Para ele, não existe receita de sucesso. Sobre a Série A, ele diz que a permanência na elite do futebol é bem mais difícil que a chegada.

Pallaoro diz ter algumas palavras chaves para comandar o Verdão do Oeste: planejamento; comprometimento; responsabilidade e transparência.