Funcionários passam mal após dedetização para acabar com ratos em hospital de SC

Geral
Florianópolis | 09/11/2018 | 18:16

Informações: G1SC
Foto: Governo do Estado

Funcionários do Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, passaram mal após uma dedetização para acabar com ratos no setor da radiologia. O caso aconteceu esta semana. Eles contam que há dias enfrentam um cheiro muito forte de produtos químicos usados pra fazer a limpeza e também de animais mortos.

Em nota, a Secretária de Estado da Saúde negou que haja infestação de ratos no hospital e que há um contrato com uma empresa habilitada para fazer dedetizações mensalmente em todas as alas. Falou também que o produto utilizado na dedetização segue as determinações legais.

Segundo um funcionário, que preferiu não se identificar, a situação é antiga, mas nesta semana ficou insuportável. "Há umas três semanas a gente percebeu a incidência de ratos no forro do setor de diagnóstico de imagem da radiologia, principalmente no setor de raio-x. A gente solicitou que fosse averiguada a situação. A direção tomou providência e na semana passada começamos a sentir um cheiro fortíssimo de veneno", conta.

No mês passado os funcionários comunicaram à direção do hospital que um rato havia caído do forro em cima de um paciente. Nessa quinta-feira (8), os técnicos da sala de raio-x mandaram um ofício para o setor de biossegurança do hospital falando sobre a proliferação de ratos e também que os animais mortos continuavam no forro provocando mau cheiro.

Em um vídeo gravado dentro do hospital, uma paciente também reclama do mau cheiro. "Rato podre. Eu senti cheiro de rato podre. Eu cheguei ali e senti catinga de rato podre", diz.

Na manhã desta sexta (9) ainda era possível sentir o cheiro de veneno. "Dá um pigarro na garganta, um amargo. Depois náusea, dor de cabeça e você não consegue ficar no local, os colegas começaram a vomitar", diz funcionário.

De acordo com os funcionários, pelo menos quatro colegas tiveram reações depois de várias horas de exposição ao cheiro forte. Eles foram atendidos no próprio hospital. Uma funcionária foi afastada do trabalho.

Um boletim de ocorrência foi registrado na tarde de quinta. O funcionário conta que no turno da noite sentiu um cheiro muito forte e que acreditava se tratar de cloro, veneno e ratos. Nenhum paciente chegou a apresentar as reações.

O Sindicato dos Servidores da Saúde e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes solicitaram na terça-feira (6), amostras do material utilizado na dedetização para identificar o que provocou o mal estar.

O Ministério Público recebeu uma denúncia pela Ouvidoria e a Promotoria tem até 15 dias pra avaliar se instaura um procedimento. A Secretaria de Saúde não se manifestou sobre o cheiro forte e nem sobre os funcionários que passaram mal.