Futsal São Lourenço deve pedir nesta quinta-feira a paralisação do campeonato

Esporte
São Lourenço do Oeste | 06/11/2014 | 09:18

Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Arquivo/Minutta

O presidente do Futsal São Lourenço, Ademir Lolatto, assinou na tarde desta quarta-feira (5) os últimos documentos para pedir a paralisação do Estadual da Primeira Divisão em virtude da confusão que se tornou a classificação para as semifinais. Até à tarde de segunda-feira (3), o próprio site da Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS) dava a informação de que sábado (8) os lourencianos – classificados por índice - jogariam com Saudades, campeã do returno. Mas, na terça-feira (4) a FCFS dizia que a vaga era de Araquari, por diferença de um gol no critério de desempate.

Procurada, a Federação se explicou dizendo que foi um erro de publicação feita pela assessoria de imprensa, que pode cometer erros, mas que a somatória sempre esteve certa e que a vaga é de Araquari. Só que o problema vai mais longe.

Segundo o assessor de imprensa da Federação, Jorge Roberto, que também tem um blog em seu nome, publicou esta semana um comunicado sobre o ocorrido, dizendo que “desde o término do returno do Estadual, no qual computamos a pontuação, analisando com a própria pontuação que estava no site da Federação e seguindo o regulamento da competição, destacamos a classificação de Mafra, Adesp e Futsal SLO pelo índice técnico, o qual na oportunidade, a equipe do Araquari acabara ficando de fora”.

Ele acrescenta que “todos os clubes, acompanharam tanto a classificação em nosso site, bem como no site da Federação e de que todos estavam cientes, inclusive Futsal SLO e Araquari, que as classificações seriam estas, conforme ainda na classificação imposta pelo site da Federação Catarinense na ocasião”.

São Lourenço do Oeste retornou ao calendário estadual em 2012 com a criação do Futsal São Lourenço e, neste ano, seria a primeira vez que o time chegava às semifinais da Primeira Divisão.

Mais problemas

O assessor também publicou a relação dos critérios de desempate que devem ser adotados, e apresentou nova falha da Federação. Ele deixou claro que as quartas de final não aconteceram da forma como deveria, sendo que os duelos foram trocados. Por exemplo: Futsal São Lourenço jogou contra Araquari, quando deveria ter jogado contra Pinhalzinho. “Sendo assim fica claro a divergência quando adotado no regulamento da competição”, destaca Jorge Roberto.

Em suas palavras, ele ainda diz que jamais tentou prejudicar qualquer equipe do futsal catarinense, pois acompanha a competição a mais de dez anos e sempre trabalhou “com a responsabilidade e credibilidade”.

Federação

João Carlos, um dos responsáveis pela organização da Primeira Divisão catarinense, disse que a tabela é de responsabilidade da Federação, e não do assessor. “Erro pode haver, mas é feito sempre duas vezes para ver se está tudo certo”, diz, acrescentando que “a responsabilidade de colocar tabelas no nosso site (federação) é de nossa responsabilidade e não de nosso assessor de imprensa, que pode errar”.