Governo municipal promove ações integradas na campanha Junho Verde

Geral
São Lourenço do Oeste | 05/06/2017 | 13:32

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Na data em que é lembrado o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho, o governo municipal de São Lourenço do Oeste inicia a campanha Junho Verde, que tem por objetivo principal chamar a atenção das pessoas para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Durante todo este mês, serão realizadas diversas ações em parceria com entidades e unidades de ensino.

Nesta segunda-feira (5), as Secretarias de Agricultura e de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Gerência de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Viveiro Municipal e Epagri estão realizando a entrega de mudas de árvores, algumas frutíferas, em cerca de 100 locais da cidade, como entidades, órgãos públicos e escolas. Os agricultores que vierem até a prefeitura também receberão uma muda.

A diretora de Estímulos às Atividades Econômicas Rurais, Mariene Peres Morona, explica que ao todo são cinco espécies de árvores que estão sendo entregues. Cada uma delas é acompanhada de algumas sementes e tudo é depositado em uma embalagem feita com materiais recicláveis, produzida pelo escritório municipal da Epagri. “Depois de plantada a árvore, a pessoa ainda pode usar a embalagem como porta-objetos”, diz Mariene, acrescentando que a meta é fazer com que se desperte o compromisso de um meio ambiente responsável.

Todas as mudas que estão sendo entregues são produzidas no Viveiro Municipal de São Lourenço do Oeste.

Escoteiros Bracatinga

Na tarde de sábado (3), o gerente de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Diogo Suttili, fez a entrega de 40 mudas de árvores, aproximadamente, para o Grupo de Escoteiro Bracatinga, de São Lourenço do Oeste.

Um dos chefes escoteiro, Marco Aurélio Soroka diz que todas as árvores foram plantadas no bosque que fica junto ao Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, onde os escoteiros têm realizado suas atividades. São 32 crianças participando do grupo e cada uma delas plantou pelo menos uma muda, que leva o seu nome e o da espécie plantada. “Agora eles têm a responsabilidade de cuidar cada um da sua árvore”, explica.

Soroka agradeceu o governo municipal por integrar os escoteiros na realização do Junho Verde. Frisa que os escoteiros do Brasil realizam anualmente o MutEco, que se trata de atividades de educação ambiental. “Isso acabou por coincidir com a ação da prefeitura, o que foi muito bom”, diz.

Outras ações

O gerente de Serviços Urbanos e Meio Ambiente destaca que durante essa semana haverá ações do governo municipal em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). São palestras voltadas aos alunos dos cursos de Gestão Ambiental no Cotidiano e de Técnico em Vendas. Na quarta-feira (7), às 13h30, a atividade será com alunos do campus e com a comunidade do distrito de Frederico Wastner, na sede do IFSC.

Além disso, durante o mês de junho, a Secretaria de Educação, através das escolas municipais, estarão promovendo ações relacionadas ao Junho Verde.