Governo municipal realizará ações em alusão a campanha Setembro Amarelo

Geral
São Lourenço do Oeste | 05/09/2017 | 10:30

Informações: Prefeitura de São Lourenço do Oeste
Foto: Reprodução/Internet

Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa, vinculado no dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Sabendo da importância que o assunto tem na comunidade, o governo municipal de São Lourenço do Oeste, através das Secretarias de Assistência Social, de Educação e de Saúde, promove algumas ações ao longo do mês para marcar a campanha Setembro Amarelo.

A Secretaria de Assistência Social, com apoio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), querem despertar nas pessoas a valorização da vida. Para isso estão promovendo um teatro com o nome “Medos e Temores”, que será realizado no dia 11 de setembro, às 14h, no auditório do Sicoob Noroeste, com um grupo de Pato Branco. “A meta é abordar, conscientizar, refletir e alertar a população sobre o verdadeiro valor à vida”, diz a secretária de Assistência Social, Adriane de Jesus. A entrada é gratuita e aberta ao público. Além disso, explica a secretária, no mesmo dia, será feio um pedágio informativo, a partir das 9h30, pelas ruas centrais da cidade.

Palestras e conferência

A Secretaria de Saúde fará uma ação com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no dia 13 de setembro, na Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste). Conforme a secretária de Saúde, Vania Baldissera, no dia 13 de setembro será feita uma web-conferência sobre a prevenção ao suicídio. Esta é uma ação do Governo do Estado com participação dos municípios.

Também pela Secretaria de Saúde, durante todo o mês de setembro, o psicólogo Tiago Pereira, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), juntamente com membros da equipe, fará visitas em empresas repassando informações pertinentes sobre a campanha. “Essas ações serão contínuas devido à importância que o assunto tem”, diz a secretária.

Nas escolas

Já a Secretaria de Educação terá um grupo de psicólogas nas escolas com o objetivo de trabalhar sentimentos. Serão palestras, discussões, dinâmicas, vídeos e músicas. Além disso, no dia 28 de setembro haverá um teatro no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, marcando o encerramento da campanha.

Segundo a diretora geral de Educação de São Lourenço do Oeste, Rocheler dos Santos, serão 11 psicólogas e o projeto vai abraçar alunos do 6° ao 9° ano, com faixa etária entre 11 e 15 anos. Rocheler destaca que, ao longo do ano, sempre são trabalhados assuntos como comportamento, afetividade, sentimentos, amor e respeito a si e ao próximo.