Grandes volumes de chuva coloca Defesa Civil em alerta para risco de deslizamentos de terra

Geral
São Lourenço do Oeste | 09/10/2015 | 10:45

Informações: Epagri/Ciram
Foto: Arquivo/Minutta

As chuvas das últimas 36 horas e a previsão de tempestades até domingo mantêm a Defesa Civil do Estado em alerta. São esperados 150 mm em média em todo o Estado e o acumulado pode chegar a 300 mm no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

O último relatório da Defesa Civil (7h57 desta sexta-feira) alerta para o risco de deslizamentos no Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Oeste de Santa Catarina devido ao acumulado de chuva registrado em algumas áreas. A previsão é de continuidade de chuva para as próximas horas.

Os maiores volumes registrados ocorreram em Lages (102 mm ); Videira (94 mm) ; Fraiburgo (94 mm) ; Águas de Chapecó (92 mm); Urubici (87 mm); Rio Rufino (85 mm); Palmitos (84 mm); Praia Grande (83 mm); São João do Sul (81 mm); São Miguel do Oeste (76 mm); Santa Rosa de Lima (74 mm); Morro Grande (73 mm); Luiz Alves (71 mm); Tangará, Blumenau e Chapecó (70 mm); Pomerode e Sombrio (67 mm); Nova Veneza (64 mm).

Previsão para os próximos dias

A previsão da Epagri/Ciram para a sexta-feira é de céu encoberto com chuva moderada a forte em Santa Catarina, devido a frente fria e um sistema de baixa pressão no Oeste do Estado. Risco de tempestade severa com alta incidência de raios, ventania e granizo.

No sábado, chuva em boa parte do Estado, alternando com períodos de melhoria sem chuva, especialmente no Oeste. Total de chuva de 10 a 20 mm no Oeste e de 30 a 50 mm do Meio Oeste ao Litoral.

Já no domingo, volta a ocorrer chuva moderada a forte no Estado, devido à formação de um ciclone extratropical entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Total de chuva de 20 a 30 mm no Oeste e Meio Oeste, e de 40 a 50 mm em média do Planalto ao Litoral, chegando a 60 ou 80 mm em algumas localidades.