Grupo Jovem Vida celebra 40 anos na comunidade de São Lourenço do Oeste

Geral
São Lourenço do Oeste (SC) | 13/06/2024 | 13:54

Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
Foto: Arquivo pessoal

Fundado na década de 80 em São Lourenço do Oeste (SC), o grupo de jovens que se reunia na capela Santa Catarina viu o grupo crescer no ritmo do município. Ao completar 40 anos, o grupo Jovem Vida hoje é atuante na comunidade, principalmente com projetos voltados ao social.

Para celebrar a história do grupo, três eventos especiais foram organizados. O primeiro, no dia 8 de junho, foi de confraternização somente com os membros. Já no dia 11 de junho, um culto ecumênico com membros, familiares e a comunidade foi realizado. Já nesta sexta-feira (14), à noite será de homenagens a quem contribuiu de alguma forma com o grupo Jovem Vida. 

Éderson Hermann, presidente da entidade, lembra com carinho do início, já que soma oito mandatos como presidente e quase 20 anos participando ativamente do grupo. Ele reforça que o grupo nasceu de uma vontade de os jovens reunirem-se para momentos de lazer, já que o município, na década de 80, não tinha muitos atrativos.

A Juventude Unida Bons Amigos (Juba) viu o movimento dos jovens aumentar e com isso, por meio de concurso, ganhou outro nome: Jovem Vida. Hoje tem também estatuto, hino e bandeira. Atualmente com 50 participantes, aproximadamente, a entidade tem jovens e adultos participando e está sempre aceitando novos membros.

Programas

Um dos primeiros programas criados para a comunidade foi o Educação Solidária, que oferecia cursos de informática gratuita e atendeu cerca de cinco mil pessoas. Com o avanço da tecnologia, o programa foi encerrado.

Veio o Programa Vestindo Solidariedade, a qual vende peças de roupas a preços mínimos, oferendo boas condições a quem precisa. O dinheiro é revertido em produção de cobertores e outras peças que são doadas para escolas, hospital e asilos, por exemplo. Tem também o Programa Socializar para um futuro melhor, voltado aos jovens que cometeram alguma infração e precisam ser inseridos novamente na comunidade. "A gente sabe que o poder público muitas vezes não consegue atender tudo sozinho", frisa o presidente enaltecendo que parcerias são importante para o desenvolvimento do município.

Para Hermann, São Lourenço do Oeste tem se desenvolvido e crescido a passos largos muito em razão de suas instituições. Ele diz que é importante as pessoa estarem envolvida com entidades e critica as pessoas que só reclamam e não contribuem.